9 de julho de 1860
A Florence Nightingale defendia que a Enfermagem é uma devoção ao próximo e a arte de cuidar , propiciando ao assistido um ambiente limpo, agradável , ventilado com intuito em recuperar seu estado de saúde , pois a mesma defendia a teoria ambientalista , visto que para o reestabelecimento de saúde era se necessário ...
Nightingale aconselhava as pessoas a abrirem as janelas para maximizar a luz e a ventilação, e eliminar o ar “estagnado, mofado e impuro”. E ela defendia melhorias no sistema de drenagem para combater doenças que vinham da água, como o cólera e a febre tifóide.
de 1890
Florence Nightingale
Surge, então, a institucionalização da Enfermagem como atividade profissional, fato este paralelo à Revolução Industrial no século XVI, e que tem seu ápice com o surgimento da Enfermagem moderna na Inglaterra no século XIX.
A fase evolutiva ou Idade de Florence teve início com os trabalhos de Florence Nightingale, uma enfermeira nascida na Itália e filha de ingleses. Ela ficou também conhecida como a Dama da Lâmpada, porque durante a guerra da Criméia percorria as enfermarias com uma lamparina na mão para atender os doentes.