Capitu morre no exterior e Ezequiel tenta reatar relações com ele, mas a semelhança extrema com Escobar faz com que Bento Santiago o rejeite novamente. O destino de Ezequiel é infeliz: ele morre de febre tifóide durante uma pesquisa arqueológica em Jerusalém.
→ Personagens
Algumas das principais características de Machado de Assis são: personagens metafísicos, que não são materiais, capítulos curtos, uso do tempo psicológico, de acordo com a memória do personagem, entre outros.
Descrição da personagem Capitu do livro Dom Casmurro de Machado de Assis. Capitu: "criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. ... A personagem nos é pintada leviana, fútil, a que desde pequena só pensa em vestidos e penteados, a que tinha ambições de grandeza e luxo.
Escobar
ciúme
Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo, … morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo … calçava sapatos de duraque, rasos e velhos, a que ela mesma dera alguns pontos”.
rapaz esbelto,olhos claros,um pouco fugitivos como as mãos,como os pés,como a fala,como tudo. Não falava nem consigo,pois os dedos não apertavam,eram delgados. Elegante,bonito... e era um amigo fiel,leal e de bom caráter.
No livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, quando Escobar morre, Capitu fica muito estranha aos olhos de Bentinho, num dado momento, o narrador diz “que notou que a mulher estava com os olhos fixos no cadáver de Escobar, como se fosse uma viúva, sem choro e lamentações”.
CAPITU, por sua vez, é hipocorístico de Capitolina, forma feminina de Capitolino, do latim Capitolium, "relativa a Capitólio". ... A forma latina Capitolium, por sua vez, provém de caput, "cabeça". Daí, considerar-se a base substantiva de formação do nome do personagem em questão e, desse modo, seu papel de determinado.
Resposta. a) Em sua obra, Machado de Assis trabalha o olhar de Capitu de forma subjetiva, olhais de cigana oblíqua e dissimulada, quer dizer que Capitu tinha um olhar sagaz, de quem faria o que fosse necessário para ter o que quer.
Capitu: “criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo,… morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo…
Toda existência de Capitu foi usada contra ela, suas ações e até mesmo sua existência física. Ela é culpada pelos seus olhos “de cigana oblíqua e dissimulada” tal qual absurdamente hoje uma criança violentada é culpada por ter um “olhar de mulher”.