A membrana celular é uma fina película lipoprotéica formada por fosfolipídios e proteínas, cuja espessura varia entre 7,5 a 10 nanômetros, delimitando o citoplasma de todos os tipos de células (bactérias, algas, fungos, protozoários, animais e vegetais), recebendo variadas denominações: plasmalema, membrana plasmática ...
Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas. Um fosfolipídio é um lipídio composto por glicerol, duas caudas de ácido graxo e uma cabeça com um grupo de cadeias de fosfato.
Proteína de Canal: transporte mais rápido, onde cria-se uma passagem do meio extracelular para o intracelular e vice-versa. ... Proteína de Canal: transporte mais rápido, onde cria-se uma passagem do meio extracelular para o intracelular e vice-versa.
1. Proteína de Canal – apresenta um canal aquosos ao longo de toda a sua molécula transmembrana, que permite o livre movimento de determinados íons ou moléculas (difusão);
O ATP, ou adenosina trifosfato, é uma pequena molécula considerada como a “moeda energética” das células. ... Esta fama se deve ao fato de que o ATP consegue armazenar em suas ligações químicas pequenas quantidades de energia provenientes da quebra dos alimentos.
ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula transportadora de energia nos seres vivos. A maior parte da energia química que os organismos necessitam para realizar seu metabolismo é proveniente das reações de hidrólise dessas moléculas.
O ATP é fundamental para fornecer energia livre para as células realizarem suas atividades. Assim sendo, essa energia será utilizada por outras reações que requerem energia (reação endergônica). A molécula de ATP é consumida em aproximadamente um segundo após ser formada.
3- (FGV/2019) a) nas mitocôndrias, a maior produção de ATP ocorre na primeira etapa da respiração, e, nos cloroplastos, na última etapa da fotossíntese.