O equilíbrio térmico ocorre quando os componentes de um sistema termodinâmico transferem calor entre si, sempre no sentido do corpo mais quente para o corpo mais frio, até que sua temperatura seja equilibrada.
Equilíbrio químico é o nome dado ao ramo da Físico-Química que estuda toda e qualquer reação reversível, na qual existem duas reações possíveis, uma direta (em que os reagentes transformam-se em produtos) e uma inversa (em que os produtos transformam-se em reagentes). Essas reações apresentam a mesma velocidade.
As reações reversíveis são aquelas em que os reagentes são regenerados pela reação entre os produtos. Muitas reações processam-se somente enquanto houver reagentes. Por exemplo, digamos que você coloque um comprimido antiácido na água, ele começa a reagir, gerando aquela efervescência que conhecemos bem.
Uma reação reversível é aquela em que os reagentes se transformam em produtos e esses produtos voltam a se transformar nas substâncias originais, os reagentes.
A dupla seta (↔) é a indicação de que um processo é reversível, sendo que a seta para a direita (→) corresponde à reação direta, enquanto a seta voltada para a esquerda (←) corresponde à reação inversa.
Uma reação química reversível ou, mais simplesmente, uma reação reversível é uma reação química que pode ocorrer no sentido na qual reagentes se transformam em produtos e a medida que se formam, regeneram os reagentes iniciais. A e B podem reagir formando C e D ou, na reação inversa, C e D podem reagir formando A e B.
Sempre abrir. Inúmeras reações que ocorrem no nosso dia a dia são irreversíveis, ou seja , os reagentes se rearranjam formando produtos e a reação ocorre num só sentido. ... No entanto, algumas reações químicas não adotam o mesmo comportamento, e por isso são chamadas de reversíveis.
Variação de entalpia é uma grandeza física representada pela sigla ΔH (a letra grega Δ significa variação e a letra H representa entalpia) que indica a quantidade de energia absorvida ou liberada por uma reação química.
Entalpia é a quantidade de energia em uma determinada reação, podemos calcular o calor de um sistema através da variação de entalpia (∆H).
adjetivo [Química] Diz-se da substância capaz de alterar a velocidade de uma reação química; diz-se da substância que ocasiona catálise. [Figurado] Que utilizado ou próprio do sistema de escapamento dos automóveis, reduz a poluição; diz-se daquilo que, nos veículos, reduz a poluição atmosférica.
Esses dispositivos são responsáveis pela conversão de gases nocivos, como hidrocarbonetos ou monóxido de carbono, em vapor d'água e CO2, composto que também polui, mas em menor grau.
O catalisador para tintas consiste em um produto desenvolvido para acelerar a secagem e a cura de tintas bi-componentes. Diante disso, a catálise é a mudança de velocidade de uma reação química, melhorando, assim, a secagem, dureza e a resistência química e física da película da tinta.
O catalisador automotivo é a uma das partes do sistema de escape de um automóvel. A transformação de gases poluentes liberados pelo motor (como CO, NOx e CxHy) em compostos seguros (como CO2, H20 e N2) é a principal função para que serve o catalisador.
Os silenciadores permitem que os gases da atmosfera alcancem o projétil antes do disparo, diminuindo o som do disparo.