Estatal é uma empresa criada por meio de lei, que pertence ao governo e é controlada total ou parcialmente por algum nível governamental — municipal, estadual ou federal. Geralmente, empresas estatais são criadas para administrar recursos estratégicos do país e garantir que a população tenha acesso a eles.
Resumindo:
Assim, não tem a mesma estabilidade que um servidor do regime estatutário. Com isso, após a empresa pública ser privatizada, o governo não controla mais as regras e os rumos que serão tomados pela companhia que adquiriu a estatal.
Direitos mantidos após a privatização Sendo assim, direitos como férias remuneradas, 13° salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, repouso semanal remunerado, pagamento de horas extras, adicional noturno e de periculosidade, licença maternidade, entre outros, estão mantidos.
“Privatizar significa ter empresas mais eficientes, significa que o governo vai colher mais impostos, que teremos menos corrupção. É um processo de ganha/ganha”, explica. ... Com essa empresa privatizada, teremos um serviço de maior qualidade”.
Coordenadas: 42"S 20"W