Escolhidos os sentimentos, os escrevi em uma folha, cortei e dobrei cada palavra e as inseri numa pequena caixa de papelão. No momento da retrospectiva, contextualizei o time sobre o momento e orientei que cada um pegasse um papel dentro da caixinha.
O primeiro passo para usar a “caixa da raiva”, de acordo com Marina, é ler o conto para as crianças em um momento que estejam calmas e explicar que a raiva é um monstro que pode ser domado.
Para a primeira atividade, o professor distribuirá aleatoriamente os emoticons entre os alunos. Explicará que os estudantes deverão se organizar em grupos de até 4 pessoas para montarem uma encenação curta utilizando os emoticons. Essa atividade resgata o conhecimento do aluno no que se refere à convenção da imagem.
5 dicas para desenvolver competências socioemocionais na escola!
Competências socioemocionais: você sabe quais são as dez habilidades mais usadas? Segundo Cristina, são empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.
Conheça a seguir quais são as cinco competências socioemocionais consideradas essenciais para momentos de crise e o que você pode propor aos seus estudantes para praticarem:
No combate ao bullying, as 5 competências socioemocionais, descritas anteriormente, devem ser trabalhadas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Resposta: As competências socioemocionais incluem a capacidade que cada um tem de lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, relacionar-se com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.
Quais competências socioemocionais você gostaria de desenvolver ao longo deste ano? Foco Entusiasmo Determinação Organização Persistência Responsabilidade Iniciativa Social Assertividade Imaginação Criativa
Inicialmente, Goleman (1995), baseado nos estudos de Salovey e Mayer, definiu a IE em cinco categorias: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, reconhecimento das emoções nos outros e habilidade em relacionamentos interpessoais.
Para desenvolver essas competências é importante estar atrelado em um processo de educação que leve em consideração o espaço em que você está inserido e o ambiente ao seu redor, em seus contextos culturais, sociais e econômicos.