Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar muito a insatisfação popular com o czar. As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. ... Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918.
No final do ano havia, fome, falta de munições nas frentes de batalha e quatro milhões de soldados mortos, Ou seja Guerra gerou uma desorganização da população agrícola e industrial. Em 1916 novas greves geraram criticas ao Czar pela desastrosa condução na guerra.
Revolução Branca e Revolução Vermelha Em fevereiro de 1917 o czar abdicou, pondo fim ao czarismo. ... Em São Petersburgo, Leon Trotsky (líder do soviete local) passou a organizar a Guarda Vermelha em apoio à revolução que Lênin propunha.
Czarismo foi um sistema político que imperou na Rússia desde 1547 até a Revolução de 1917. Czar era o título que se dava ao Imperador Russo e que, durante esse período, governava de forma absoluta, na qual se confundia com o Estado. ... O czarismo era um regime bastante parecido com o absolutismo.
A ideia principal desses dois grupos era derrubar a Monarquia do Czar, termo atribuído aos monarcas do Império Russo. ... Os revolucionários Bolcheviques e Mencheviques, conseguiram tirar do poder a monarquia do czar, cada um com seu papel, e criaram a União da Republicas Socialistas Soviéticas.
Lenin, que fazia parte do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) desde 1898, quando foi fundado, decidiu fugir da Rússia em julho de 1900 para coordenar um jornal revolucionário chamado Iskra. O movimento de trabalhadores estava em crescimento na Rússia, assim como a repressão do czarismo.