Psicologia surgiu como uma disciplina científica pelo estabelecimento do primeiro Instituto de Psicologia em 1879, em Leipzig, na Alemanha, por Wilhelm Wundt (1832-1920). ... Wundt centrou suas experiências nas experiências conscientes e ele substituiu o conceito de espírito por consciência.
Rudolph Göckel ou Rudolf Goclenius1 [o Pai] (1º de março de 1547 - 8 de junho de 1628) foi um filósofo acadêmico Alemão, que recebeu o crédito por ter inventado os termos psicologia2, em 1590, e ontologia, em 1613.
Para este ano o tema escolhido foi: “58 anos da Psicologia como Ciência e Profissão no Brasil”.
"A regulamentação da profissão do psicólogo no Brasil, em 1962, ao definir não só as condições de formação, mas as áreas de domínio prático que viriam a ser consideradas privativas do profissional, marca o reconhecimento da existência de um lugar para o psicólogo na divisão social e técnica do trabalho.
A inserção da psicologia na sociedade é fundamental para entender como o ser humano constrói sua historia, quais são as suas expectativas para o futuro, qual a sua relação com o passado, e o que ele esta vivenciando e construindo no presente. O desconhecimento sobre a grandiosidade da psicologia ainda é muito ampla.
Através do conhecimento da Psicologia, descobrimos a natureza da inteligência, da motivação, das emoções, da aprendizagem, do pensamento e da personalidade como um todo. Aprendemos como indivíduos diferem uns dos outros sob todos esses aspectos.
O Psicólogo, serve de guia pelos caminhos tortuosos da vida, ajudando: a lidar com problemas passados para que não mais o assombrem, a enfrentar os problemas da vida com mais firmeza e segurança, e adquirir maior conhecimento sobre si mesmo.
Em suma, consideramos que a Psicologia se torna uma ciência a partir dos estudos de Wilhelm Wundt, pois: – Delimitou seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento; – E definiu seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência);