Alizarol (Qualidade) Transferir 2 ml do leite tubo de ensaio: 2 ml de leite com 2 ml de corante alizarol 0,2% e agitar para homogeneizar. Deixar a solução descansar por 12 horas. Filtrar e acertar o pH para 7 com NaOH 1N.
A análise do alizarol tem o objetivo de estimar indiretamente a acidez do leite que será analisado. A legislação determina que a concentração mínima alcoólica utilizada deve ser de, no mínimo, 72% e a normalidade do leite tem que ser estável ao alizarol para que o leite seja captado pelo caminhão de coleta.
Para a análise da presença do formol, em um tubo de ensaio foram adicionados 5 mL de leite, 2 mL de ácido sulfúrico (50%) e 1 mL de percloreto férrico (2%), a mistura foi aquecida até ebulição. Resultado positivo (cor violeta) e resultado negativo (cor amarela) (BRASIL,2006).
6.
Para avaliar a qualidade e integridade do leite são realizadas várias análises físico-químicas que serão vistas a seguir.
Um leite de qualidade precisa possuir as seguintes características e propriedades:
Devido à importância que representa na alimentação e a sua natureza perecível, é fundamental que seja realizado o controle de qualidade do leite por meio de análises físico-químicas e microbiológicas, a fim de assegurar os requisitos mínimos de qualidade (PANCOTTO, 2011).
A ingestão do leite é muito importante para a saúde, pois contém proteína de alta qualidade que auxilia na construção dos tecidos, auxiliando na preservação dos músculos, cabelos, unhas e demais partes do corpo.
A padronização do leite é um processo de qualidade nos laticínios para obter um teor de gordura desejável. ... Na padronização, para obter um teor de gordura do leite desejável, é necessário regular a adição do leite desnatado com o creme (STEPHANI; PERRONE, 2012).