As civilizações surgiram quando os seres humanos começaram a viver em cidades. Os habitantes das cidades desenvolveram formas avançadas de cultura e de governo. Esse estilo de vida mais desenvolvido acabou se disseminando para outras pessoas em grandes áreas em torno das cidades.
Resposta. Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
Grécia Antiga (em grego: Ἑλλάς; Hellás) foi uma civilização pertencente a um período da história grega que abrange desde o Período Homérico dos séculos XII a IX a.C. até o fim da antiguidade (c. 600 d.C.). Imediatamente após este período foi o início do início da Idade Média e da era bizantina.
A Civilização Micênica existiu na Grécia durante o período Pré-Homérico. Os micênicos, também conhecidos como aqueus, viveram seu auge entre 1600 a.C. e 1200 a.C. Foram responsáveis por assimilar os cretenses e formaram uma civilização que se organizava em cidades fortificadas.
Qual dos períodos não corresponde à história da Grécia Antiga: * a) Período Pré-Homérico.
Os povos estrangeiros e que não partilhavam de cultura e linguagem helênicas eram chamados pelos gregos de barbaros, termo etnocêntrico com conotação pejorativa, uma vez que identificava todos os estrangeiros como povos “selvagens”, “rústicos”. Desse termo surgiu a palavra em português bárbaros.