O sabugueiro é um arbusto ou pequena árvore, com até 11-14 metros de altura, com ramificação profusa e ramos muitas vezes arqueados e alastrando horizontalmente.
O sabugueiro (Sambucus nigra), pertence à família das Caprifoliáceas. Encontra-se quase sempre na forma de arbusto ou árvore pequena, de três a seis metros de altura. O tronco possui uma casca parda e acinzentada, quebradiça, nodosa, de odor desagradável.
O Sambucus nigra é um ótimo medicamento para tratar as corizas secas ou úmidas e o nariz entupido. Para o laringismo estridente, os espasmos da glote: a criança acorda de repente, sufocada, inspira o ar, mais parece não poder expirar.
As folhas são órgãos vegetais muito importantes para a planta, pois são responsáveis pelo processo da fotossíntese. As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta.
Devem-se guardar as flores em recipientes isolados do ar porque absorvem com facilidade a humidade e apodrecem. As bagas secas guardam-se em saquinhos pendurados ao ar ou em latas fechadas. Colhem-se as folhinhas dos talos, evitando toda a pressão. Estendem-se numa única camada para secar, num lugar bem ventilado.
Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.
um único dia