Visualizar o perfil de elevação de um caminho
Traçar um caminho ou polígono
Traça um eixo vertical, que representa a altitude ou cotas. Recorrendo ao eixo vertical localiza e marca o valor de cada curva de nível projectada. Depois de marcados todos os pontos correspondentes às curvas de nível projectadas, unem-se dando origem a um perfil topográfico.
Oriente seu mapa – Usando a bússola oriente a seta que indica o norte do mapa para a mesma posição. Coloque a bússola em um lugar plano em cima do mapa para isso. Vá girando o mapa até a seta e a indicação de norte estiverem na mesma direção.
Resposta. pelas linhas onde as cotas vão diminuindo em relação a uma região mais elevada.
Curva de nível é o nome usado para designar uma linha imaginária que agrupa dois pontos que possuem a mesma altitude. Por meio dela são confeccionados os mapas topográficos, pois a partir da observação o técnico pode interpretar suas informações através de uma visão tridimensional do relevo.
A declividade também pode ser dada em porcentagem, pela qual deve-se avaliar as unidades verticais para cada 100 unidades horizontais. Para 300/3 = 100m horizontais a elevação seria 15m/3 = 5%. Final, a inclinação pode ser expressa em ângulos, que são dados em graus.
A reta possui duas possibilidades de equação, a equação geral da reta e a equação reduzida da reta. A equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear.