2,43 metros
2,43 metros
REDE: A rede mede 8,5 m de comprimento por 1 m de largura (+/- 3 cm) quando está tensionada, localizada verticalmente sobre o eixo central da quadra de jogo. Feita de malhas quadradas com 10 cm de lado.
Os fundamentos permitidos são os mesmo do vôlei de quadra: O saque, para iniciar a disputa por um ponto, o passe ou manchete, para receber a bola sacada, o levantamento, para levantar a bola e prepará-la para devolver ao campo adversário, o ataque, para tentar marcar um ponto, e o bloqueio, para tentar impedir o ponto ...
No vôlei de praia, não é permitido utilizar toque para fazer a recepção de um saque. Os jogadores tendem a escolher a técnica de recepção de acordo com o tipo de saque ou ataque utilizado pelo adversário.
O tempo de descanso é uma interrupção do jogo. Pode ser solicitado uma vez em cada set por qualquer jogador da dupla. Tem duração de 30 segundos. Nesse momento, os jogadores devem se dirigir para a área da dupla.
O vôlei ou voleibol de praia é um jogo disputado numa quadra de areia, dividida na metade por uma rede, por dois ou quatro jogadores. O objetivo é lançar a bola com as mãos e fazer com que ela caia na quadra do adversário. A partida dura dois sets de 21 pontos.
SAQUE E ROTAÇÃO O vencedor recebe o direito de escolher entre seu time começar sacando, recebendo ou o lado da quadra. No início dos sets seguintes, os times se alternam entre quem começa sacando (time A começa sacando o 1º, 3º e 5º sets; time B 2º e 4º sets). – Todos os pontos devem ser iniciados com um saque.
Se, pela ordem original, seria você a sacar no próximo ponto, você sacará para corrigir o equívoco feito anteriormente. Ou seja, vocês não trocarão a ordem dos sacadores para “ajustar” o erro. Essa regra vale também para as situações em que você, por exemplo, se engana na contagem e saca do lado errado.
No bloqueio pode participar até três jogadores (os três da frente) para aumentar as chances de interceptação. Também será importante aqui ajuda a segunda linha para recuperar a bola quando um bloqueio sem êxito.