Plutão, o mais conhecido dos cinco planetas-anões do Sistema Solar, está na Cintura de Kuiper, uma região para lá de Neptuno, e tem cerca de 2.
Quem deu nome aos planetas?
Saturno
Com mais de 300 vezes a massa da Terra, Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, e também um dos mais perigosos.
Júpiter
O mais denso planeta Júpiter é obviamente muito mais massivo do que a Terra, mas também é muito maior, e essa relação tamanho/peso é que faz a diferença ao calcular a densidade.
f) ( ) Os dois planetas “vizinhos” da Terra são Marte e Júpiter.
Vênus não tem um campo magnético. O motivo para sua ausência é desconhecido, mas provavelmente está relacionado com a pequena velocidade de rotação do planeta ou com a falta de convecção no manto. O planeta tem somente uma magnetosfera induzida formada pelo campo magnético do Sol levado pelo vento solar.
Uma face do ímã é um pólo norte e a outra face é um pólo sul. ... Assim, quando o ímã é quebrado, as extremidades partidas têm o mesmo pólo, seja ele norte ou sul.
Ao se quebrar um ímã, observou-se uma outra propriedade: a de inseparabilidade dos polos. Quebrando um ímã em mais pedaços sempre encontraremos novos ímãs com dois polos.
Seguindo a regra da atração entre opostos, comum na física, o pólo norte e o sul de dois imãs se atraem mutuamente. Por outro lado, se aproximarmos os pólos iguais de dois imãs o efeito será a repulsão.
A inseparabilidade dos polos magnéticos é uma propriedade que indica a impossibilidade de separar os polos magnéticos de um ímã. Ou seja, toda vez que um ímã for dividido serão obtidos novos polos. Isso significa que qualquer novo pedaço formará um novo ímã e continuará sendo um dipolo magnético.
Todos os ímãs, independentemente de sua forma ou aplicação, possuem dois polos, o polo norte (N) e o polo sul (S), que são chamados de polos magnéticos. Os ímãs são materiais ferromagnéticos que possuem a propriedade de atrair ou repelir outros ímãs.
Um campo magnético pode ser mapeado em cada ponto em torno de um ímã (seja ele um ímã natural ou um fio condutor percorrido por corrente elétrica). Esse mapeamento é realizado com a utilização de limalha de ferro ou de uma bússola.