crossorigin="anonymous">
Para simplificar alguns radicais, basta reescrever o radicando como produto de fatores primos. Para tanto, fatore o radicando e observe o índice do radical. Supondo que esse índice seja 3, reagrupe os fatores primos encontrados em potências de expoente 3.
Por exemplo: √8 não temos raiz exata então devemos fatorar. Como a raiz e quadrada devemos agrupar de dois em dois. 2² e sobra 2 então devemos multiplicar temos 2²*2.
Fatorar quebra um número grande em dois ou mais fatores menores, por exemplo, transformando 9 em 3 x 3. Assim que descobrimos esses fatores, podemos reescrever a raiz quadrada numa forma mais simples, às vezes até transformando-a num número inteiro normal. Por exemplo, √9 = √(3x3) = 3.
Para simplificar um quadrado perfeito dentro de um radical, é só remover o símbolo do radical e escrever o resultado da raiz quadrada. Por exemplo, 121 é um quadrado perfeito, porque 11 x 11 é igual a 121. Assim, você pode simplificar √(121) para 11, removendo o símbolo da raiz quadrada.
Como calcular raiz cúbica?
Quando temos um número com vírgula, devemos multiplicar esse valor por uma base 10 e dividir esse valor por essa mesma base 10, de modo a tirar a raiz de ambos os números. Esta questão está relacionada com raiz quadrada.
A maioria das calculadoras portáteis não tem um botão dedicado à raiz cúbica, por isso para encontrar a raiz cúbica você deve usar a função exponencial e elevar o número à potência de 1/3.
É um número que multiplicado por ele mesmo 3 vezes, resulte em 729....Resposta