A ocupação enquanto ato de trabalhar, como serviço, é uma forma de dizer qual a função ou profissão da pessoa. Em cadastros ou questionários, por vezes pede-se "ocupação", ao que a pessoa deve preencher com a sua profissão de formação ou trabalho que realiza no momento.
O profissional no cargo de Vendedor Interno CBO 5211-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.
(**) Não exige código da ocupação principal....Confira os códigos de natureza da ocupação.
Como declarar PGBL, Fapi ou fundo de pensão As contribuições a planos de previdência privada do tipo PGBL, Fapi ou a entidades públicas fechadas de previdência complementar devem ser informadas na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados".
Para declarar os valores investidos, basta lançá-los na aba “Pagamentos Efetuados”, usando o código “38 – FAPI – Fundo de Aposentadoria Programada Individual”.
Para declará-lo, basta inserir as contribuições feitas durante o ano-calendário na ficha “Pagamentos Efetuados”. Depois disso, será necessário inserir o código referente ao tipo do plano, neste caso, o de número “36”, referente à previdência complementar.
Se você investe em PGBL, terá de declarar sua previdência no IR ao informar o valor das contribuições na ficha “Pagamentos Efetuados”. Neste caso, terá de escolher entre três códigos disponíveis no programa do Imposto de Renda, que variam de acordo com o plano escolhido.
Onde declarar o PGBL no IR 2020? Para declarar o PGBL no IR, basta inserir as contribuições feitas durante o ano-calendário 2019 na ficha “Pagamentos Efetuados”, disponível no programa de declaração da Receita Federal.
Quem contribuiu para um plano de previdência privada do tipo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) ou para um fundo de pensão da empresa deve informar os aportes na ficha Pagamentos Efetuados, com o código 36 – “Previdência Complementar”. O saldo do plano de previdência não precisa ser informado.