posologia e modo de usar: Vacas: 1,5 a 2,5 mL. Éguas: 2,5 a 5 mL. As doses podem ser repetidas, se necessário, em uma semana, a critério do Médico-Veterinário.
Descrição: O produto Gonadiol é indicado na indução e sincronização de cios com dispositivos e implantes de progestágenos ou progesterona. No tratamento de cio silencioso pós-parto em bovinos.
Os resultados de sincronização da ovulação e de fertilidade obtidos nestes estudos indicam que o ECP pode ser utilizado para indução da ovulação em programas de IA com tempo fixo em vacas em lactação, porém deve-se lembrar que houve efeito de interação número de partos e tratamento na taxa de prenhez.
Sincrocio® (Cloprostenol sódico) é um potente agente luteolítico. A sua ação origina a regressão funcional e morfológica do corpo lúteo (luteólise) seguida por retorno ao cio e ovulação normal.
Tem como finalidade inseminar em tempo pré-fixado sem observação do cio. Os animais recebem a 1° dose de “Ciosin” e 11 dias após uma 2° dose. Todos os animais independente de observação de cio deverão ser inseminados 72 a 96 horas após a 2° dose.
Passados os 45 dias do parto, o produtor deve fazer um desmame temporário. O bezerro será separado da matriz em outro pasto, onde a vaca não o possa ver, sentir o cheiro e nem o ouça. Essa ação faz com que a vaca entre no cio novamente. A amamentação inibe que esse novo ciclo aconteça.
Para induzir e sincronizar a ovulação das ovelhas de forma natural, utiliza-se o efeito macho. O efeito macho é o nome dado à técnica de inclusão do carneiro em um rebanho de fêmeas ovinas após um período de ausência de macho no rebanho de fêmeas, induzindo e/ou sincronizando a ovulação.
De forma geral, a indução do estro pode ser obtida pelo do uso de fotoperíodo artificial (Cordeiro, 1992), efeito do macho (Carnevali et al., 1997), uso de melatonina (Deveson et al., 1992) ou, ainda, por uma combinação de hormônios (Fonseca, 2002).
A indução de estro é conceitualmente definida quando o estro ocorre em condições em que normalmente não seria possível (Estação de Anestro Estacional). O uso de um programa de luz e administração exógena de melatonina são capazes de induzir o estro, mas não de forma sincronizada.
Ciosin® é um potente agente luteolítico que causa uma regressão funcional e morfológica do corpo lúteo (luteólise) em bovinos e equinos, seguida de um retorno ao cio e ovulação normal.
A repetição de cio pode ser evitada através de medidas simples: Alimentação correta: A alimentação é a base de tudo, formular uma dieta rica em minerais e nutrientes ajuda o animal a manter o escore corporal adequado.
Confira abaixo 9 estratégias que podem, ser utilizadas para aumentar a fertilidade do rebanho de corte:
9 passos para aumentar a taxa de prenhez do rebanho de leite
Tendo em vista as diferenças entre regiões quanto ao início da estação chuvosa recomenda-se que a estação de monta seja estabelecida logo após um acúmulo de precipitação pluviométrica de oitenta a cem milímetros, no início da estação chuvosa, o que permite uma expressiva recuperação das pastagens após o período seco.
para o aumento da eficiência reprodutiva do rebanho de cria. oferta de alimentos. épocas do ano mais adequadas, tais como: esquema de vacinação, vermifugação, castração, descorna, desmama, descarte, etc.
para rebanhos de corte, quatro fatores básicos devem ser considerados:
A eficiência reprodutiva é medida pela relação entre o número de bezerros desmamados por ano e o número de fêmeas em idade de reprodução.
Em média o período de gestação da vaca Nelore é de 295 dias. Portanto, para ela produzir um bezerro a cada 365 dias (um ano), ela só tem 70 dias ( para emprenhar novamente. Assim sendo, para que todas as vacas de um rebanho produzam um bezerro por ano, precisamos fazer uma estação de monta de 70 dias!
24 meses
“No momento do parto, se uma vaca tem complicações e o bezerro nascer morto, um método bastante usado para “enganar” a vaca é usando a placenta que foi expelida durante o parto e aplicar sobre outro bezerro órfão, o cheiro fará a vaca reconhecer o novo bezerro com sua cria e aceitá-lo sem dificuldade”.
Vaca dá à luz quatro bezerros de uma só vez; chance é de 1 em 180 milhões | Santa Catarina | G1. Animais foram gerados após uma única dose de inseminação artificial. Os quatro são do mesmo sexo; especialista diz que há um caso no mundo.
A vida útil da vaca de corte pode ir além de 12 anos; no entanto, após 10 anos de idade, a produção de leite entra em declínio e o animal passa a desmamar bezerros mais leves. Considerando-se 4 anos como a idade média ao primeiro parto, e o descarte aos 10 anos de idade, a vaca deixa, em média, de 4 a 5 bezerros.
18 – 22 anos
Confira a seguir as principais raças de gado de corte criadas no país!
Tabapuã Cruzamento entre zebuínos, nelore, gir e guzerá, a raça nacional apresenta docilidade e alta fertilidade, além de bom ganho de peso, tanto em animais criados no pasto quanto em confinamento. Não existe uma regra para definir a melhor raça de gado de corte e sim uma variedade de fatores que devem ser analisados.