As vértebras lombares estão localizadas na parte inferior da coluna vertebral, inferiormente ao tórax, e superiormente à pelve e ao sacro. ... Essas vértebras são caracterizadas pela ausência de forame transverso no interior de seus processos transversos, e também pela ausência de facetas ao lado de seus corpos.
As vértebras tipicas são as vértebras que possuem corpo vertebral comum e que se repete em outras vértebras, como as vértebras cervicais, torácicas e abdominais numeradas.
O processo espinhoso não é bifurcado e se apresenta descendente e pontiagudo. As vértebras torácicas se articulam com as costelas, sendo que as superfícies articulares dessas vértebras são chamadas fóveas e hemi-fóveas. As fóveas podem estar localizadas no corpo vertebral, pedículo ou nos processos transversos.
A principal diferença entre as vértebras cervicais das torácicas e lombares é que, além do menor tamanho, possuem de cada lado o forame transverso, através do qual passa a artéria vertebral - excepto na C7, sendo que essa pode ou não possuir o forame (e, mesmo se o possuir, através dele passam somente veias acessórias) ...
Uma vértebra típica é formada por corpo, arco e processos vertebrais. O corpo é a parte da vértebra que suporta o peso e é constituído por osso esponjoso, apresentando nas bordas osso compacto.
O Axis é a segunda vértebra da coluna cervical (C2). Se difere das outras por ser a única a possuir um processo odontoide (uma espécie de “dente”) que auxilia na estabilização do Atlas (primeira vértebra), permitindo os movimentos de rotação da cabeça.
Assim, as vértebras cervicais típicas (C3 a C6) possuem como principais características: 1) presença de um corpo de tamanho pequeno e forma retangular (exceção de C1 – atlas, que não possui corpo); 2) forame vertebral de forma triangular e com amplo diâmetro; 3) forames nos processos transversos para a passagem dos ...