Como inserir a sustentabilidade na educação infantil
Desenvolvimento sustentável significa “atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades” (Comissão Brundtland). Isso significa cortar, por ano, apenas uma quantidade suficiente de árvores que possa ser cultivada novamente.
O Brasil é um dos países com maior interesse sustentável do mundo. O país com a maior floresta e com a maior reserva de água doce do mundo. O Brasil é um dos países com maior interesse sustentável do mundo, alcançando o valor de 99 pontos nos dados do Google Trends, que tem o valor máximo de 100.
Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente. Para as empresas, a sustentabilidade não é somente um benefício ao meio ambiente, mas sim um retorno que ganha.
Ter consciência ambiental nada mais é do que compreender o meio ambiente em sua totalidade e as consequências que certos atos no cotidiano podem causar a ele, é entender que a sobrevivência dos ecossistemas depende do coletivo.
Como ajudar a desenvolver consciência ambiental em outras pessoas?
O homem influencia a natureza desde o estabelecimento da humanidade em sociedades. Os processos mais ambientalmente impactantes surgiram com a Revolução Industrial, na Europa, a partir dos séculos XVIII e XIX. Isso porque as indústrias começaram a explorar muita matéria-prima e a poluir a atmosfera.
Foi então que a ONU decidiu inaugurar a primeira grande conferência mundial sobre o meio ambiente que foi o grande marco para a questão ambiental, a chamada Conferência das Nações Unidas Sobre o Ambiente Humano, que se realizou em Estocolmo, na Suécia, em 1972.
Quase três séculos se passaram desde a Revolução Industrial, porém a questão ambiental começou a ser levantada somente no final da década de 1960 e início da de 1970.
Mesmo que a conscientização ambiental seja um processo introspectivo, que necessita do próprio indivíduo adquirir tais pensamentos, há métodos legislativos e educacionais que visam tentar acelerar esse processo, seja por meio de cartilhas, avisos, artigos, ou até por punições instituídas e estudadas pelo Direito ...
– A Legislação Ambiental é uma ferramenta de extrema importância dentro de qualquer sociedade. Sem regulamentações e leis adequadas, a preservação do meio ambiente seria inviável. Através de legislações adequadas, é possível preservar a natureza para as gerações futuras.
Seu principal objetivo é a proteção do meio ambiente, bem como os diversos tipos de crimes ambientais. Partindo dessa premissa, a Legislação Ambiental, visa reduzir ao mínimo as consequências de ações prejudiciais, através de multas que podem chegar a R$ 50 milhões.