Como se calcula a Pegada Ecológica? A Pegada Ecológica mede a quantidade de terra biologicamente produtiva e de área aquática necessárias para produzir os recursos que um indivíduo, população ou atividade consome para absorver os resíduos que gera, considerando a tecnologia e o gerenciamento de recursos prevalecentes.
Sendo assim, a Pegada Ecológica contabiliza os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção de Dióxido de Carbono (CO2).
Hoje, a média da pegada ecológica mundial é de 2,7 hectares globais por pessoa. Enquanto isso, a biocapacidade de fornecimento do planeta gira em torno de 1,8 hectare global por pessoa. Esses dados apontam a necessidade de 1,5 planetas para abastecer nossas necessidades.
Se você fez de 35 a 49 pontos, a sua pegada é moderada, ou seja, o seu padrão de consumo demanda moderadamente mais do que a Terra pode repor. Se você fez menos de 35 pontos, precisa rever os seus hábitos de consumo e o seu estilo de vida!
O calculo da Pegada Ecológica é bastante simples, basta avaliar (por meio de uma pontuação) qual o impacto que sua alimentação, moradia, bens, serviços, transporte dentre outros tem sobre o planeta (calculo seu impacto clicando aqui).
Consuma alimentos da estação e, se possível, produzidos localmente, preferindo os orgânicos. Evite alto consumo diário de carne animal, produtos industrializados e de fast food, com embalagens.
Como diminuir a pegada ecológica- comece agora mesmo
A pegada ecológica é capaz de analisar quanto do planeta estamos utilizando para manter nossos hábitos de consumo. É cada vez mais preocupante a situação do nosso planeta. O homem consome cada dia mais os recursos naturais, não se preocupando com o futuro.
Medir os impactos do consumo humano sobre os recursos naturais é o objetivo da Pegada Ecológica, uma metodologia criada por pesquisadores da Global Footprint Network (GFN). Ela nos dá elementos para repensar nosso consumo e adequá-lo à capacidade ecológica do planeta.
Componentes da Pegada Ecológica terra arável (representa a área de terreno agrícola necessária para suprir as necessidades alimentícias da população); pastagens (representa a área necessária para criar o gado em condições minimamente "razoáveis");
O cálculo da pegada ecológica é importante, pois podemos medir, comparar e administrar o uso dos recursos naturais através da economia. Neste cálculo são contabilizados vários aspectos econômicos e ambientais como, por exemplo: ... - Área de florestas para fornecer recursos naturais, principalmente madeira.
A utilização de combustíveis fósseis, em geral gera grande impacto no meio ambiente, pois, para gerar energia termoelétrica, por exemplo, ou mesmo para movimentar veículos de combustão deve haver a extração, processo prejudicial ao meio ambiente.
O termo pegada ecológica foi criado na década de 1990 por William Rees e Mathis Wackernagel, que lançaram um livro sobre a importância da sustentabilidade. O objetivo dos pesquisadores era mensurar as marcas que deixamos no planeta para conseguir sustentar nosso estilo de vida.
O cálculo da Pegada Ecológica vem sendo utilizado em muitos países atualmente, para mensurar a sustentabilidade de sócios-ecossistemas urbanos à medida que contrasta o consumo dos recursos pelas atividades humanas com a capacidade de suporte da natureza, mostrando se seus impactos no ambiente global são sustentáveis em ...
A Pegada Ecológica traz indicadores que ajudam no planejamento dessas ações. Pelo fato de estar associada ao consumo humano, esta metodologia aponta limites para o crescimento econômico e populacional, considerando os recursos ecológicos disponíveis.
Tanto a pegada ecológica quanto a biocapacidade são expressas em hectares globais (gha), o que representa a capacidade de produção de um hectare de terra, considerando a produtividade média mundial. ... Os componentes da pegada são divididos em subpegadas que, quando somadas, revelam a dimensão da pegada ecológica total.
Ter uma presença digital simplesmente significa que você ocupa um maior espaço on-line. “Presença digital refere-se à existência de algo (seres humanos, marcas, empresas, coisas etc.) no ambiente digital.” Com todo avanço tecnológico, o marketing digital começou a desempenhar um papel cada vez maior nas empresas.
Portanto, uma árvore pode capturar cerca de 15,6 quilos de CO2 por ano nos primeiros 20 anos e 4,4 quilos após esse período.