A Revolução dos Bichos é um livro de extrema importância para entendermos o funcionamento de sociedades comandadas por diferentes tipos de governo, além de mostrar de forma genial a ambição do ser humano, o “sonho do poder”. O Senhor Jones explorava o trabalho animal em benefício próprio, para acumular capital.
George Orwell
2 – Por que os animais se revoltaram contra o fazendeiro? ... R=Num belo dia, os animais da fazenda do s.r. Jones se dão conta da vida indigna a que são submetidos: eles se matam de trabalhar para os homens, lhes dão todas as suas energias em troca de uma ração miserável, para ao final serem abatidos sem piedade.
Deveriam ter seguido as regras pré-estabelecidas e deixadas pelo porco Major. Quando Napoleão vira um verdadeiro ditador, o correto a ser feito seria ter tirado ele do poder para que ele não mais mentisse . A mudança das regras impostas por ele fez com que fosse tudo por água abaixo.
A revolução dos bichos não deu certo porque os porcos, líderes da revolta, passaram a agir da mesma forma que o fazendeiro, explorando os outros animais e só se preocupando consigo mesmo, em manter seus privilégios. ... Mas, a ilusão revolucionária é breve e os porcos, que comandaram a rebelião, acabam se corrompendo.
Motihari, Índia
Considerado talvez o melhor cronista da cultura inglesa do século XX, Orwell dedicou-se a escrever resenhas, ficção, artigos jornalísticos polémicos, crítica literária e poesia. Ele é mais conhecido pelo romance distópico Nineteen Eighty-Four, escrito em 1949, e pela novela satírica Animal Farm (1945).
21 de janeiro de 1950
“Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado.” A frase, plenamente oportuna aos dias atuais, é parte do slogan do Partido, figura utilizada por George Orwell para representar o Estado totalitário em seu universo distópico, criado no fim da década de 1940.
Ficção utópica e distópica