As tintas utilizadas nessas pinturas eram extraídas na natureza: Preto (kem): associado à noite e à morte, a cor preta era obtida do carvão de madeira ou de pirolusite (óxido de manganésio do deserto do Sinai). Branco (hedj): extraído do cal ou gesso, o branco simbolizava a pureza e da verdade.
2. A Grécia inaugura a grande fase da Arte Naturalista na história da humanidade. ... Acompanhado do desejo de reproduzir cada vez mais fielmente a figurahumana, surgiu a valorização dos artistas, numa esfera mais individual e mais parecida com a que conhecemos hoje.
Utilização de cores convencionais. A lei da frontalidade é a característica mais marcante na pintura egípcia. Essa regra determinava que o tronco das pessoas deveria ser representado de frente, enquanto a cabeça, pernas e pés exibidos de perfil.
Resposta: A arte no Antigo Egito está ligada à religiosidade. A maior parte das estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas se manifesta em temas religiosos. ... Essas pinturas detalhavam a vida deles e seu entorno, de modo que essa arte registra parte da história do Egito.
A arte egípcia estava inteiramente ligada a religião, sobretudo com a vida após a morte. ... Assim, os desenhos egípcios de pinturas de figura humana eram representados com cabeça lateral, tronco frontal, pernas e pés laterais. A cabeça é vista e desenhada mais facilmente de lado por isso eles a faziam neste ângulo.
Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram mostradas de perfil.
d) Porque representavam a estrutura hierárquica da sociedade, onde a figura mais importante(faraó) aparece em tamanho maior em relação as demais.
Os antigos egípcios criaram pinturas para fazer da vida pós-morte um lugar agradável. Os temas incluíam a jornada para o outro mundo ou divindades protetoras que apresentavam o morto para os deuses do pós-morte.
b) Qual era a importância dessa atividade para a população egípcia? A agricultura era uma atividade muito importante para os egípcios, pois era dela que tiraram os alimentos para se sustentarem e os produtos para realizar o comércio por meio de trocas.
A vida dos camponeses no Antigo Egito era muito difícil, pois os camponeses trabalhavam sob as ordens do Faraó, não sendo donos daquilo que produziam, ocupavam uma posição social pouco melhor que a dos escravos que construíram monumentos e no Egito não havia possibilidade de ascensão social de modo que que nascia ...
Cheias do Nilo Uma das principais características do rio Nilo são as cheias. Além do fornecimento de água, existem sedimentos, adubo em seu fundo. A cheia movimenta todo o interior do rio, trazendo à tona todos os nutrientes necessários para o solo.