Sendo assim, ser picado por uma abelha simboliza a invigilância em alguma área da vida. Esse sonho poderia ocorrer quando estamos alimentando ideias fixas que contaminam nossa personalidade e temperamento, por exemplo: sentimento de culpa, raiva, medo, ansiedade, tristeza, remorso etc.
Cuidado também com a aplicação de inseticidas (mesmo os naturais) e algumas espécies de árvores nocivas a abelhas, como a árvore de neem, pois os inseticidas e algumas árvores podem reduzir significativamente as populações de abelhas.
Como alertava Einstein “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”
Qualidade das frutas As consequências são nítidas quando uma planta não é visitada por muitos polinizadores. ... "Quando há insetos, a quantidade de grãos produzida por uma planta aumenta em 20%. E a qualidade do grão que foi polinizado com pólen de outra planta e não da mesma é muito melhor", diz o entomologista Vergara.
Se as abelhas realmente forem extintas, a produção de alimentos vai enfrentar dificuldades drásticas. ... Diversos animais também dependem de vegetais para se alimentar, e a escassez comprometeria toda a cadeia alimentar. Animais herbívoros poderiam morrer por falta de comida, afetando também os animais carnívoros.
Sem as abelhas, teríamos impactos nas populações de diversas espécies de plantas – bem como no número de animais que se alimentam dessas plantas (ou das próprias abelhas, como é o caso de alguns pássaros). Esses desfalques afetariam toda a cadeia alimentar.
Como consequência, o desaparecimento das abelhas pode impedir ou reduzir drasticamente a reprodução de muitas espécies de plantas, levando ao desequilíbrio dos ecossistemas e a perda da biodiversidade. A produtividade agrícola também está em risco, podendo ocasionar forte impacto à economia global.
Esses insetos são muito importantes para a polinização de vegetais. O problema é que mesmo as abelhas sendo fundamentais para o mundo, há uma dura realidade: elas estão desaparecendo, e os humanos são os principais responsáveis por isso.
Assim, no momento em que o arpão perfura a pele, a operária acaba ficando sem escapatória, devido ao formato curvo de seu ferrão. Ao se ver nessa situação, só há uma coisa que o inseto poderá fazer: morrer. A abelha precisa abandonar uma parte de seu abdômen, onde está localizada a glândula de veneno.
Para além da reprodução, a polinização garante a variação genética, equilíbrio dos ecossistemas, produção de habitats e reprodução de muitas outras espécies.
Causa conhecida. A causa do sumiço repentino em massa também já é conhecida: a aplicação indevida e indiscriminada de defensivos agrícolas. Compostos químicos – como inseticidas, fungicidas, herbicidas e acaricidas – contaminam as abelhas que saem da colônia em busca de pólen e acabam atingindo toda a colmeia.
Graças ao seu trabalho de coleta de pólen e néctar, voando de flor em flor, as abelhas polinizam as flores e promovem a sua reprodução cruzada. Além de permitir a reprodução das plantas, esse trabalho também resulta na produção de frutos de melhor qualidade e maior número de sementes.