- Exames laboratoriais utilizados em avaliação nutricional: hemograma completo, proteínas totais, proteína ligadora de retinol, índice de creatinina-altura (ICA);
O exame da albumina é solicitado pelo médico para avaliar o estado nutricional da pessoa e auxiliar o diagnóstico de doenças renais e do fígado, além de ser solicitado antes de cirurgias para verificar a condição geral da pessoa e avaliar se é possível realizar o procedimento cirúrgico.
Os exames bioquímicos são exames complementares que possibilitam averiguar a individualidade bioquímica de cada indivíduo, em conjunto com os sinais clínicos e avaliação dietética. A utilização da avaliação de exames laboratoriais na pratica clínica possibilita a detecção de deficiências nutricionais.
65 exames encontrados para Bioquímica
6 fatores que alteram os resultados de exames de laboratório
Baixo: Anemia, perda excessiva de sangue, doença renal, deficiência de ferro e de proteínas e sepse. Alta: Policitemia, insuficiência cardíaca, doenças pulmonares e em altitudes elevadas; Baixa: Gravidez, anemia por deficiência de ferro, anemia megaloblástica, talassemia, câncer, desnutrição, doença hepática e lúpus.
Verdade. Alguns medicamentos podem interferir nos resultados da coleta de sangue e cabe ao médico e ao laboratório informar quando se deve suspender determinado medicamento. Os antibióticos e anti-inflamatórios, por exemplo, causam alterações nos testes de coagulação do sangue.
Remédios interferem em exames laboratoriais? Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame.
O que pode alterar o exame de glicemia em jejum? Para não ter alteração no exame de glicemia em jejum, é recomendado que três dias antes da coleta, o paciente não ingira álcool, não pratique exercícios físicos de alta intensidade, evite fast-foods e cafeína.
Notícias
Cientistas espanhóis descobriram que existe um jeito de não sentir dor na hora da picada — basta apenas prender a respiração. De acordo com o estudo, parar de respirar por alguns segundos faz com que o cérebro amorteça o sistema nervoso, deixando a pessoa menos sensível à dor.
A coleta de sangue é um procedimento não invasivo. O desconforto da coleta é passageiro e costuma ser bastante rápido. Por isso, pela eficiência da técnica, a dor da picada vale a pena.
Velha técnica promete curar de acne a câncer Quando o organismo recebe o sangue no músculo, o reconhece como um corpo estranho, o que estimularia o sistema imunológico. O método, segundo eles, seria capaz de curar de acne a câncer.
Cerca de 10 em cada 100 pessoas sofrem em algum nível com o medo de agulhas, também chamado de aicmofobia. Pessoas de diferentes idades estão suscetíveis a fobia, que traz um clima de desconforto na sala de espera do laboratório.
Veja abaixo alguns sintomas do medo exagerado, a aicmofobia:
Receber uma má notícia, como resultado de uma doença grave após um exame de sangue, ou sobre a morte de um amigo/membro da família, enquanto vê agulhas ao mesmo tempo, pode conduzir à fobia de agulhas. Sensação de desmaio ou aumento da frequência cardíaca são algumas associações mais negativas com agulhas.
Medo patológico da actividade e interacção social.
Pessoas com fobia social podem se preocupar em excesso ou agir de forma visivelmente ansiosa em situações sociais (corar, gaguejar, perder o ar enquanto falam, entre outros). Como resultado, muitas vezes evitam situações sociais, sofrendo com extrema angústia.
antropofobia
A fobia social (transtorno de ansiedade social) é um grave transtorno de ansiedade, que traz sofrimento e incapacitação. Neste estudo, 17 pacientes com diagnóstico de fobia social generalizada foram randomicamente distribuídos em dois grupos de tratamento.