1) Foi uma suposta “maldição”, popular na Europa entre os séculos 15 e 17, para tentar explicar um fenômeno muito estranho: os surtos de dança coletiva. Pessoas que bailavam sem motivo aparente – e sem conseguir parar. Um dos primeiros casos registrados foi em 1020, em Bernburg, na Alemanha.
[ Medicina ] Perturbação nervosa, geralmente devido a uma lesão cerebral, caracterizada por movimentos involuntários contínuos e lentos, em especial dos dedos.
Coreia e atetose são definidos por manifestações clínicas; muitos especialistas acreditam que quando eles ocorrem em conjunto (como coreoatetose), a atetose é uma distonia sobreposta na coreia. Coreia e atetose resultam da inibição prejudicada dos neurônios talamocorticais pelos gânglios basais.
A causa da Doença de Huntington se dá devido a uma mutação genética em sequência repetitiva de trinucleotídeos CAG, presente no gene IT15, chamado também de gene da huntingtina, localizado no cromossomo 4. Quando maior o número de repetições, menor a idade de início da doença.
substantivo feminino [Medicina] Desordem nervosa caracterizada pelos movimentos involuntários e incontroláveis (coreicos e atetósicos), resultantes de alguma lesão; disquinesia, distonia. Etimologia (origem da palavra coreoatetose). Coréia + atetose.
Hemibalismo é movimento unilateral rápido não rítmico, não suprimível descontroladamente arremessador do membro superior e/ou perna proximal; raramente, esse movimento ocorre bilateralmente (balismo).