Durante o período da Renascença, houve uma distinção entre danças do campo e danças da corte. As danças da corte exigiam que os bailarinos fossem treinados e muitas vezes eram para exibição e entretenimento, enquanto as danças do campo podiam ser tentadas por qualquer pessoa.
Balé (do francês Ballet) é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto.
A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história.
No Brasil a dança tem muitas expressões. Na cultura popular, temos as danças indígenas e folclóricas. Já as formas mais eruditas, foram introduzidas por renomados bailarinos europeus por volta dos anos 1930 com as primeiras escolas de balé.
A dança é uma das expressões artísticas mais antigas. ... Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento. A dança tem história e essa história acompanha a evolução das artes visuais, da música e do teatro.
As danças brasileiras surgiram da fusão das cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.
Como base na definição acima, identifique qual a origem da dança. (A) A dança surgiu com a cultura egípcia. ... A dança surgiu como manifestação da cultura. do século XX.
A dança para mim, é uma arte de expressar os sentimentos, e de deixar o seu corpo em completa harmonia com o mundo!
A dança representa, ainda, uma forma instintiva de comunicar-se usando o corpo por meio de padrões próprios de movimento. A dança ajuda a aumentar a resistência imunológica, a energia vital, a nossa disposição, a confiança e a alegria de viver, sendo fundamental como arte e como terapia.
Benefícios da dança para o corpo
Benefícios da dança para o corpo
5 benefícios da dança para a saúde
Para além de todos os benefícios que a dança traz para o corpo, como a melhora da resistência física, aumento da flexibilidade e definição do tônus muscular, ela também ajuda a adquirir mais consciência sobre o próprio corpo, algo fundamental para uma pessoa com deficiência.
Podemos afirmar que a relação entre dança e inclusão social traz apenas benefícios. Além de adquirir habilidades e manter-se em forma, compartilhar experiências e sentimentos é o que nos torna mais interessantes aos olhos dos outros, e também transforma coisas simples em arte.
Podendo ser de grande importância para o desenvolvimento motor do indivíduo portador de alguma deficiência ou não, pois o contato com a dança possibilita os mais variados estímulos para a experimentação de movimentos, enriquecendo e auxiliando o desenvolvimento corporal dos alunos.
Além dos benefícios psicomotores, cognitivos, emocionais e socioculturais inerentes a esta forma de arte, a dança para pessoas portadoras de necessidades especiais, pode ser uma forte aliada de inclusão social, especialmente quando vivenciada em espaços onde a diversidade humana é a principal característica.
“Atender essas pessoas é criar possibilidades para que elas se percebam no mundo de maneira diferente”. Segundo a diretora, os participantes têm uma formação completa, uma vez que a prática da dança requer disciplina e concentração, que refletem em melhora do aprendizado, socialização e aumento da autoestima.
Através da análise dos dados obtidos, podemos concluir que a dança, enquanto instrumento favorecedor da inclusão social, é de grande relevância; uma vez que, além de condicionar fisicamente o organismo, também aguça os sentidos, promove uma melhor consciência corporal, constrói sentimentos, leva à superação de ...
A dança é uma forma de expressão corporal e é fundamental para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoemos a nossa coordenação motora, trazendo ao cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável.
Como frisou Canevacci (1990), o “corpo é um mapa cultural” por isso a dança tem papel fundamental na sociedade como fator de desenvolvimento pessoal e coletivo. ... Foi também através desta arte que o homem se comunicou, estabelecendo assim sua interação social e consequentemente a formação de uma sociedade estruturada.
A dança melhora as relações interpessoais, e é uma excelente forma de superar a solidão e a timidez, estabelecendo novas relações, reduzindo o stress, favorecendo o relaxamento, libertando tensões, a ansiedade e depressão. Ajuda a expressar emoções e a canalizar a adrenalina.
A dança é uma forma de expressão corporal e é fundamental para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoemos a nossa coordenação motora, trazendo ao cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável. ...
A dança é perfeita para proporcionar isso! A atividade relaxa a musculatura e diminui a tensão do corpo e da mente, além de gerar uma excelente sensação de alívio. Esses fatores estimulam a concentração e ajudam a controlar a ansiedade causada pelos problemas do cotidiano, sejam eles pessoais ou profissionais.
Resposta: a dança ajuda a fortalescer os musculos e os ossos, aumentando a ressistência. e também ajuda na flexibilidade, já que a atividade trabalha com diferentes tipos de músculos, ajudando a manter o corpo livre de lesões.