Primeiros passos para domar um cavalo
Há animais naturalmente mais atentos e predispostos aos exercícios. De qualquer modo, 15 a 20 min é o tempo médio diário que se deve adotar nos primeiros trabalhos de iniciação do cavalo.
Muita gente gosta de montar quando o cavalo completa em torno de dois anos a dois anos e meio. De acordo com Aluísio Martins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo (UC), o ideal é começar quando os equinos chegam aos dois anos e meio para frente.
A primeira fase da vida de um cavalo é como um potro. Esses jovens cavalos crescerão rapidamente durante o primeiro ano de vida. Já entre dez e quatorze dias, o potrinho pode demonstrar interesse por alimentos sólidos. Com cerca de quatro a seis meses de idade, o potro será desmamado de sua mãe.
Treine virar sobre as mãos. Se ele não reagir sem a pressão, coloque um pouco empurrando a garupa com as mãos ou encostando o chicote. Não tire a pressão se o cavalo simplesmente recuar ou virar para o lado. Coloque-o reto se necessário, mas continue colocando pressão até que ele dê pelo menos um passo cruzando os pés.
O cavalo desloca-se numa linha diagonal, quase paralelo à parede grande (as espáduas/antemão devem estar sempre ligeiramente à frente da garupa/pós-mão), encurvado à volta da perna de dentro do cavaleiro, num ângulo de aproximadamente 35°, olhando na direcção para onde se desloca.
A parte inferior da perna deve manter o contacto com o cavalo de modo que a parte de dentro da barriga da perna (não de trás) assente no cavalo. Com a base de suporte agarrada ao cavalo pelos músculos adutores, os joelhos podem livre e espontaneamente dobrar para trás a perna inferior.
Caminhe ao lado do ombro do cavalo. Se conduzir pela frente, puxando-o ou a olhar de rente, o animal resistirá. Segure na trela com uma das mãos a 30-45cm do cabeção, e use a outra mão para a ponta da trela. Terá mais possibilidade de o segurar se o animal der um puxão.
Descubra a causa do medo: Os cavalos se assustam frequentemente com o movimento, a sombra ou a simples presença de animais de pequeno porte. O mesmo vale para objetos desconhecidos, barulhentos ou luminosos. Normalmente, o cavalo estará olhando fixamente o que lhe causa curiosidade ou medo.
Observando os sinais de comportamento dos cavalos – As narinas dilatadas são um sinal de alerta; se o animal soltar o ar com força pelas narinas, emitindo sons, isto significa excitação ou vontade de chamar a atenção; – Os olhos são de mais difícil interpretação.
O coice é uma forma de proteção, agressão, dominância e força, enquanto bater e pisar são maneiras como o cavalo demonstra que é o chefe, é uma forma de protesto. A face do animal também transmite sinais, através da boca, dos olhos e das narinas.