O exame físico pode evidenciar escolioses e cifoses com ângulo agudo, dor localizada à palpação e dígito pressão das apófises espinhosas, além da presença de contraturas musculares e tumorações à palpação.
Entre as causas da cervicalgia estão a estenose cervical, que comprime áreas onde estão estruturas nervosas, causando dores, formigamento e fraqueza; e hérnia de disco. Dorsalgia é a dor nas costas na região do tórax.
RESUMO: A cervicalgia pode ser decorrente de condições sistêmicas, ou de anormalidades viscerais, músculo-esqueléticas ou neurológicas envolvendo a região cervical. Muitas vezes, entretanto, os exames laboratoriais, eletrofisiológicos e de imagem não identificam precisamente sua origem.
Sintomas da cervicalgia e complicação da dor na cervical Situações de complicação da cervicalgia podem envolver compressão nervosa e causar febre, tontura, formigamento, calafrios, tremores, dormência, perda de força nos ombros, dedos ou dor cervical irradiando para o braço nos casos de cervicobraquialgia.
Alongamento para coluna cervical Colocar as mãos por trás da cabeça e levá-la para a frente e depois para trás. Então, com apenas uma mão, puxar para o lado direito e para o lado esquerdo, ficando 30 segundos em cada posição.
Podem ser utilizados as seguintes opções:
Esse alongamento pode ser realizado de barriga para baixo para aumentar a amplitude do exercício. Fique em pé ou sentado, com as mãos atrás da cabeça e com os dedos entrelaçados incline a cabeça para frente até sentir alongar os músculos posteriores do pescoço, depois puxe com as mãos a cabeça para frente.