O estresse pode ser causado por preocupações no dia-a-dia, como muita cobrança no trabalho, trânsito muito intenso, não ter tempo para o lazer ou até o surgimento de alguma doença na família.
A forma mais correta de escrita da palavra é estresse. A palavra extresse está errada. A palavra stress é a forma original da palavra em inglês e a forma mais utilizada no português de Portugal.
Estresse é exaustão física ou emocional geralmente causada em razão de algum sofrimento, doença, cansaço, pressão, trauma, sendo definido pela incapacidade de desenvolver suas funções ou trabalhos. A origem da palavra estresse deriva do inglês stress, que possui o mesmo sentido.
É comum a palavra estressada ser usada para descrever alguém que está sempre de mau humor ou tem pavio curto. Porém, o estresse não se manifesta apenas através da irritabilidade e das alterações de humor.
Muitas pessoas sentem-se ansiosa por não saberem lidar com o grau de exigência pessoal, por não conseguir organizar-se dentro do tempo necessário para as coisas e também pela preocupação excessiva com o futuro. Quem perde o foco no agora, pode ficar mais preocupado e ansioso.
Respire, dê tempo ao tempo, tente se afastar um pouco da fonte de irritação e siga em frente. Se nada disso resolver, é importante buscar ajuda profissional com um médico ou psicólogo. Algumas vezes, o mau humor crônico pode na verdade ser distimia, uma doença psiquiátrica que deve ser tratada.
É importante notar que a maioria das pessoas se sente às vezes irritada. É normal, por exemplo, estar mais nervoso após uma noite de sono ruim. No entanto, a irritabilidade extrema ou prolongada pode indicar problemas físicos e psicológicos subjacentes, tais como infecções, diabetes, ansiedade ou depressão.
Embora o estresse também deixe as pessoas mais irritadas, ele não é o único culpado pela súbita mudança do nosso humor. A depressão e a ansiedade podem estar igualmente por trás da falta de paciência crônica. Para ajudá-lo a identificar a qualidade do seu estado de humor, confira as situações abaixo.
adjetivo Que está irritado, zangado ou agressivo; ranzinza. Que expressa ou tende a estar de mau humor: o aluno mal-humorado estragou a aula.
“DISTIMIA” é uma palavra grega que significa “mau humor”. Ela foi usada durante séculos para se referir às pessoas mau humoradas e irritadiças. Estas que dizemos que têm uma personalidade difícil de conviver.