Os inventários psicológicos são usados para avaliar aspectos dos indivíduos e testar teorias sobre a personalidade. O Inventário Fatorial de Personalidade tem como objetivo medir dimensões da personalidade, que funcionam como elementos em processos motivacionais e mediam atos e comportamentos.
As escalas psicométricas “têm como objetivo estabelecer uma relação de função entre estímulos ambientais (físicos, sociais) e o comportamento do indivíduo”(10), ao avaliar em que medida um dado estímulo consegue imprimir respostas sobre esse, possibilitando, como no caso da EPEA, a mensuração das atitudes dos ...
Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação.
Para instrumentos psicométricos, as exigências incluem: fundamentação teórica coerente, estudos sobre características de precisão e validade, procedimentos de administração, correção e interpretação. O objetivo desta nota é ilustrar cada etapa do processo de elaboração e validação de uma escala psicológica.
Dicas de como aplicar testes psicológicos
A fidedignidade refere-se a replicabilidade e consistência dos escores dos testes e a validade refere-se à relação entre os escores dos testes e os atributos psicológicos reais que o teste está supostamente mensurando.
A padronização de um teste refere -se às condições de aplicação dos testes psicológicos, ou seja, a atenção dada à coleta de dados. Mesmo que o teste seja muito bom como tal se a aplicação não for cuidadosa poderá produzir resultados inválidos.
* * NORMATIZAÇÃO: CONCEITO A NORMATIZAÇÃO PRESSUPÕE QUE UM TESTE NECESSITA SER CONTEXTUALIZADO PARA PODER SER INTERPRETADO. DIZ RESPEITO A PADRÕES DE COMO SE DEVE INTERPRETAR UM RESULTADO QUE A PESSOA ATINGIU EM UM TESTE.
A normatização de um teste "diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste" (PASQUALI, 2001, p. 143).
Pasquali (2001) afirma que a padronização se refere à necessária existência de uniformidade em todos os procedimentos relativos ao uso de um teste válido e preciso, que variam desde as preocupações a serem tomadas na aplicação do teste (uniformidade das condições de testagem) até o desenvolvimento de parâmetros ou ...
Normatização: é o ato de criar normas. A normatização visa a criação de normas, enquanto a normalização é o processo de aplicação das normas, com o intuito de facilitar o acesso a qualquer atividade específica. ... Tem como atividade central, estabelecer normas, uniformizar e padronizar.
1) Validade pode ser mais bem definida como a extensão para a qual certas inferências podem ser feitas com base em escores de um teste ou em outras medidas (MEHRENS; LEHMANN, 1984). 2) Validade consiste na extensão para a qual um teste é verídico, preciso ou relevante ao medir um traço que pretende medir.
A validade de conteúdo é também definida de uma forma mais abrangente. Isto é, avalia o grau em que cada elemento de um instrumento de medida é relevante e representativo de um específico constructo com um propósito particular de avaliação19.
Significado de Validade [Jurídico] Condição do que tem valor legal e cumpre todas as exigências determinadas pela lei; legitimidade. Que é útil; valia: discurso sem validade.
Significado de Construto substantivo masculino Modelo criado mentalmente que estabelece um paralelo entre uma observação idealizada e uma teoria. Ideia ou teoria construída a partir de elementos conceituais ou subjetivos, não baseados em evidencias empíricas. ... Etimologia (origem da palavra construto).
Operacionalizar conceitos: significa esclarecer o significado de cada um dos conceitos essenciais à pesquisa e definir como o conceito poderá ser transformado em uma variável que pode ser examinada empiricamente.
Assim, a operacionalização é o processo de derivar previsões a partir de hipóteses; ou seja, representar uma variável teórica através de uma variável operacional (conhecida em inglês como surrogate ou proxy). Operacionalizar é fundamental para realizar uma pesquisa.
7º da Lei 8.