Na matemática, um cubo mágico é uma figura de três dimensões que serve como uma extensão do quadrado mágico, com números inteiros arranjados da forma padrão n x n x n em que a soma de cada linha, cada diagonal e cada coluna do cubo mágico é igual a uma constante mágica, denotada como M3(n).
Na verdade, a abordagem mais tradicional para resolver um cubo-mágico provou ser justamente a forma mais complicada: focar seu movimento em um quadrado por vez, tentando colocá-lo no lugar movendo o menor número possível de partes.
Ele disse, entretanto, que a maioria das posições requer entre 15 e 19 movimentos. Segundo ele, das cerca de 43 bilhões de combinações possíveis com o cubo, 100 milhões podem ser resolvidas com exatos 20 movimentos.
Existem mais de 40 quintilhões de combinações possíveis em um cubo mágico (são exatamente combinações). Isso significa que, se uma pessoa pegar um cubo mágico e fizer uma jogada por segundo, ela demorará pelo menos 1.
Cubo Mágico, também conhecido como Cubo de Rubik, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo professor de arquitetura húngaro Ernő Rubik em 1974.
Cubos de Rubik
Tony Fisher, um britânico especializado na criação de brinquedos desde os anos 80, afirma ter criado o maior cubo mágico do mundo. Pesando 100 quilos e com 1,56 metros de altura, o brinquedo gigante é 20 mil vezes maior do que o modelo convencional, calcula o autor.
Lucas Etter
O cubo de alumínio, pesando cerca de 2 gramas e medindo 9,9 milímetros de cada lado, foi mostrado um dia antes da abertura de uma exibição para marcar a estreia do popular quebra-cabeça tridimensional no país em 1980.
Aprenda a montar o Cubo Mágico
primavera de 1974
Sendo assim, quando for resolver a cuz do amarelo e sobrar apenas 1 meio para ser orientado, seu cubo está num caso impossível.
Foi inventado pelo húngaro Erno Rubik, em 1974. No mesmo ano que foi criado, o cubo já ganhou o prêmio alemão do “Jogo do Ano”. O curioso é que o seu próprio inventor e criador demorou um mês para resolver o cubo pela primeira vez. Esse “brinquedo” virou febre da década de 1980 e desde então faz muito sucesso.
Cada uma das faces do cubo original era composta de 9 quadradinhos da mesma cor – branco, vermelho, azul, laranja, verde e amarelo.
Ernő Rubik
Desmontando o cubo. Gire a camada superior em 45°. Segure o cubo em uma das mãos e use a outra para girar a camada superior. Faça com que as quatro pontas se sobressaiam e fiquem alinhadas com as colunas centrais das quatro faces laterais.
No exemplo do quadrado de lado 3x3:
Passos