Um jeito mais simples de cortar isopor é aquecendo uma faca quente. Preferencialmente uma de cabo de madeira, para evitar o calor na mão. Você coloca a parte cortante da faca em uma chama, pode ser no fogão, e depois deslisa a lamina sobre o isopor, corta tudo certinho.
Use fio dental para cortar placas finas de isopor. O fio dental é excelente para cortar linhas retas no material. Coloque-o debaixo da placa em uma superfície — bem no ponto em que você quer cortar. Depois, ponha uma mão em cima do material para segurá-lo. Em seguida, puxe o fio na sua direção para terminar.
Aproveite melhor a sua caixa de EPS Isopor®
O passo a passo é fácil:
Técnicas diferenciadas de como pintar o EPS Isopor®
Pintura com tinta gliter: Pintar a peça com tinta de tecido, látex, acrílica ou qualquer uma a base de água, com a peça ainda molhada, assopre uma pequena quantidade de gliter sobre a peça, espere secar e a peça já esta pronta.
. No nosso caso a moldura possui textura de isopor, o ideal é diluir massa corrida ou acrílica com pouca água até ficar uma tinta grossa e aplicar com pincel nas molduras. Após secar, lixar com lixa grana 220 para tirar a marca do pincel. Se quiser, pode pintar em seguida com tinta látex ou acrílica à base de água.
Usei cola transparente para isopor da Pritt (Hobby). Passe a cola, posicione e segure por alguns segundos até grudar. Nas emendas usei palito de dente pra ajudar a segurar uma barra. Depois disso é só passar massa corrida, lixar e retocar com tinta os cantos e emendas feitas pra ficar acabamento perfeito.
Segure a tesoura firme e gire o E.V.A. e não a tesoura para evitar muitas rebarbas. Quando puder, adquira variedades de cortes decorados para acabamento. - Lixar: Use lixa de unha ou lixa de madeira bem fina para tirar as rebarbas que sobrarem após o corte, somente no lugar em que for necessário, levemente.
Costurar EVA é algo bem simples, mas é essencial fazer a limpeza correta do EVA de modo que impossibilite manchas e nem agrida o objeto, para isso indica-se um pano bem macio com um pouquinho de detergente, passe delicadamente o pano por todo o EVA de modo que não agrida nem marque o produto.
Quando for colar EVA com EVA, a melhor opção é a cola instantânea: é rápida, eficiente e une as placas fundindo as partes de modo praticamente imperceptível. Você também pode usar cola quente, mas preste atenção se não vai comprometer o acabamento da sua peça.
Normalmente, para começar a trabalhar com o EVA, você se utilizará, quase que sempre, de um lápis macio, tesoura grande e/ou pequena (as pequenas, fundamentalmente, de ponta fina), canetas permanentes, cola quente, cola glitter, cola de contato, tinta acrílica, tinta pva, tinta de relevo multidimensional e lápis ...
A melhor ferramenta para desenhar por cima de um E.V.A é PALITO DE CHURRASCO. Pode ser palito de unha também. Os palitos são melhores porque você consegue transferir o molde para o E.V.A sem danificá-lo em caso de errar na hora de passar o risco, o que valorizará ainda mais seu trabalho.