Para contrair o períneo, basta você apertar a vagina e o ânus como se estivesse segurando um pum. Nenhum outro músculo do corpo irá se mexer! Portanto, se você estiver no metrô ou no elevador, ninguém irá perceber que você está fazendo o exercício (rsrsrs).
Pelve feminina
Aprenda 5 exercícios para fortalecer o assoalho pélvico
No prolapso dos órgãos pélvicos, a vagina e os órgãos adjacentes, uretra, bexiga, recto, intestino, saem da sua normal posição por fraqueza ou flacidez dos tecidos de suporte da região pélvica. A consequência é a protusão destes órgãos empurrando a parede vaginal, causando uma “tumefacção”.
As disfunções do assoalho pélvico acometem aproximadamente um terço da população feminina adulta ao longo da vida2. Destas, as mais freqüentes são incontinência urinária (IU) em 16% das mulheres, incontinência fecal (IF) em 9% e o prolapso genital (PG) em 3%.
Dentre os componentes de suporte do assoalho, destacam-se as fáscias pélvicas, o diafragma pélvico e o diafragma urogenital. O principal componente do diafragma pélvico é o músculo levantador do ânus.
A disfunção do assoalho pélvico consiste em uma ampla gama de problemas que surgem quando a musculatura do assoalho pélvico não funciona adequadamente. Os músculos desta região devem apoiar os vários órgãos localizados na cavidade pélvica, como bexiga, próstata, reto e órgãos reprodutivos femininos.
procedimentos específicos pra disfunções do aparelho genital: R$ 240; atendimentos domiciliares de Fisioterapia Pélvica: R$ 126.
Este equipamento serve para fazer com que os músculos da pelve trabalhem corretamente, além de ser uma maneira de fortalecer o assoalho pélvico. Através de uma sonda instalada no canal anal ou vaginal, o fisioterapeuta controla e envia pequenos impulsos elétricos para que atinjam os músculos, que tendem a se contrair.
Fisioterapia para Incontinência Urinária
Salário de um fisioterapeuta por especialidade