O estatuto social deve apresentar, de modo preciso e completo, o objeto social da sociedade, os produtos e serviços desenvolvidos, suas atividades e atribuições. O respaldo para tal orientação está no parágrafo 2º do art. 2º da Lei das S/As.
Estatuto de uma associação deve trazer quais os órgãos integram a associação, como eles são instituídos e quais são as suas competências e formas de funcionamento. O Código Civil não traz regras específicas acerca da constituição e funcionamento dos órgãos das associações.
O que deve conter no Estatuto de Cooperativa I – a denominação, sede, prazo de duração, área de ação, objeto da sociedade, fixação do exercício social e da data do levantamento do balanço geral; ... IX – o modo de reformar o estatuto; X – o número mínimo de associados.
Um dos requisitos para organização e constituição de uma sociedade cooperativa é a elaboração de um estatuto. ... O Estatuto Social é um conjunto de regras norteadoras da sociedade que estabelece os direitos e deveres de seus sócios, além de descrever uma série de determinações legais.
Para criar uma cooperativa é necessário fazer o registro na Junta Comercial....Receita Federal
A cooperativa pode ser uma opção interessante para pessoas que desejam unir forças em prol de um objetivo em comum. No geral, elas são criadas para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais.
Principais vantagens do cooperativismo
Listamos quais são as principais vantagens de ser um cooperado:
Cooperar significa unir forças para alcançar propósitos maiores. Essa é a ideia central do cooperativismo. O modelo baseia-se no esforço e no benefício comuns, podendo ser considerado como uma alternativa mais democrática, humanitária e sustentável.
São cooperativas cuja finalidade é atender direta ou indiretamente os associados com serviços essenciais de infraestrutura (ex.: limpeza pública, saneamento, segurança, telefonia, energia, etc.). As cooperativas de eletrificação rural são a maioria desse ramo.