Lixe o lado brilhante da opalina e passe o pano úmido para eliminar os resíduos, corte o tecido com sobra de 1,3cm a mais em relação ao tamanho da opalina e passe a cola com o rolo (lado que foi lixado).
Para lavar cúpulas de abajur feitas de plástico e remover manchas de gordura de dedos, por exemplo, a melhor dica é usar água morna com detergente neutro. Caso a cúpula esteja muito suja, deixe-a de molho nessa solução e, depois, esfregue com o lado macio de uma esponja. Por fim, basta secar com um pano macio.
Uma dica é reaproveitar a cúpula antiga do abajur para montagem de uma nova decoração. Esta decoração pode ser feita com o uso de retalhos ou rendas (ou outros materiais), que podem ser colados na cúpula com o uso da cola quente, deixando assim o abajur com um visual moderno.
Pincelei a mesma cola do papel sobre as cúpulas, a minha é de tecido, mas dá super certo para cúpulas plásticas. Cortei uma tira com 10 cm a mais que o tamanho das cúpulas, e enrolei sobre o objeto, eu tinha uns bons pedaços, mas se tivesse retalhos, usaria também.
Se você quiser forrar a cúpula de um abajur, dá para utilizar qualquer tecido (sem ser adesivo). A técnica é a mesma, a única coisa que muda é que você vai precisar passar cola branca em toda cúpula com um pincel.
Pintar uma base que está descascando, mudar totalmente de cor, refazer a cúpula, não são coisas complicadas. Para pintar uma base, um pé de abajur, usem tintas em spray, que dão melhor acabamento para esses casos. Antes, lembrem de lixar, retirar a tinta velha e limpar bem.
Veja 13 maneiras incríveis e fáceis de como customizar cúpula de abajur
3. Garrafas de vidro também podem se transformar em abajur. Outra opção muito legal para reutilizar garrafas de vidro é fazer um abajur superestiloso e personalizado. Existem muitos modelos possíveis de fazer.
20 maneiras de transformar coisas velhas em objetos úteis
Dicas para reformar e decorar com móveis usados
Dentre as muitas razões do porque reciclar, as mais importantes são economia e prevenção. Seu processo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de ajudar a proteger recursos minerais importantes para manutenção do ecossistema e a vida humana.
A reutilização de um material, por outro lado, dispensa o reprocessamento: aqui, o item não é transformado em um novo produto, mas pode ser reaproveitado em diversas outras possibilidades de uso. Ao reutilizar um produto, você pode aplicá-lo novamente na mesma função ou não, combatendo o desperdício.
5 maneiras de reutilizar de materiais recicláveis
Quando reutilizamos evitamos o descarte de um material e a compra de um novo produto. Portanto, esta prática reduz a quantidade de matéria-prima, água e energia necessária à fabricação de novos bens de consumo e diminui a poluição.
Quanto mais reciclar, mais diminuirá os custos com limpeza urbana, além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o Meio Ambiente sustentável para as gerações futuras.
A reciclagem também é capaz de reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico e as agressões ao solo, ar e água; fatores incrivelmente negativos em relação à vida do nosso ...
Outro problema que prejudica a reciclagem de um material é a existencia de lixo não reciclavel junto ao que pode ser reciclado, isso prejudica o estado final do material em relação a qualidade podendo até ocasionar danos na máquina que recicla os residuos. ...
Falta de planejamento. Para que um projeto de coleta seletiva seja um sucesso, o primeiro passo é fazer um bom planejamento como qualquer outro projeto. O material reciclável, em sua maioria, tem seu volume 10 vezes maior que o peso, portanto, é necessário um espaço para armazenar.
É preciso mudar a percepção das pessoas de que a causa ambiental está perdida. Reciclar é difícil. A maioria dass pessoas não tem conhecimentos técnicos para separar seus resíduos. ... Essa limitação dificulta deixar a triagem do lixo por conta do consumidor.
Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico.
– Coleta seletiva: além de separar o que é reciclável do que não é, quando possível, separe em recipientes de cores diferentes: papel, plástico, vidro, metal, lixo orgânico e materiais não recicláveis. Outras dicas: Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão.
Saiba como separar o lixo para reciclagem de maneira correta
5 maneiras de descartar o lixo doméstico corretamente