Qual é a importância de conhecer o histórico familiar? Um histórico médico familiar é um registro de informações de saúde de uma pessoa e dos parentes próximos dela. Ter parentes com algum problema de saúde não significa que você desenvolverá essa condição, mas as chances aumentam.
História da família é muito mais do que gráficos de linhagem, censos e datas de nascimento. Ela pode ser um poderoso antídoto contra as experiências negativas que enfrentamos atualmente, à medida que nos dão uma compreensão melhor de quem somos e que nos motivam a aprofundar nossas raízes para as gerações futuras.
A família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e baseados no afeto. Segundo a Constituição brasileira, o conceito de família abrange diversas formas de organização fundamentadas na relação afetiva entre seus membros. Entretanto, não se trata de um conceito rígido ou imutável.
É uma união de pessoas que partilham um projecto de vida comum que pretendem duradouro, onde se geram fortes sentimentos de pertença ao grupo, existe um compromisso pessoal entre os seus membros e se estabelecem intensas relações de intimidade, reciprocidade e dependência.
No Brasil, de fato, o nome de família é composto pelo sobrenome do pai da mãe (avô materno) e pelo sobrenome do pai, logo dois sobrenomes patronímicos. ... Quanto às crianças do casal, elas chamar-se-iam tal como a mãe depois do casamento: Pereira Silva.