INDENIZAÇÃO RECEBIDA DA SEGURADORA – SINISTROS DE BENS DO IMOBILIZADO - CONTABILIZAÇÃO. Os eventos em decorrência de sinistro (incêndio, roubo ou acidente), cobertos por seguro, devem ser registrados contabilmente, por ocasião de sua ocorrência, em atendimento ao princípio contábil da competência.
No programa do imposto de renda 2020, as indenizações de seguro devem ser informadas na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 03 - Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada ...
Se o proprietário de um carro, caminhão ou moto teve seu veículo roubado, furtado ou firmado como “perda total”, deve deixar o campo “Situação em em branco e, no quadro “Discriminação”, informar o incidente, bem como o valor de indenização recebido da seguradora, se for o caso.
Onde declarar o dinheiro recebido do DPVAT? O valor recebido do seguro DVPAT deve entrar na ficha "Rendimentos Isentos e não Tributáveis", na opção "outros" (código 26) da Declaração de IR. Guarde o documento que atesta este recebimento para comprovações futuras, caso seja necessário.
No campo "Descrição" escreva "Seguro-desemprego". Em seguida, coloque o "Valor" total recebido de seguro em 2020 e conclua o preenchimento da ficha clicando em "OK". Veja como informar os salários recebidos até a demissão Você deverá abrir um formulário na ficha "Rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica".
Quem perdeu o emprego em 2020 e recebeu o seguro-desemprego pode ter que declarar o Imposto de Renda 2021. Se não teve renda para tanto, mas tem bens com valor superior a R$ 300 mil, também está obrigado a declarar. ...