Consumindo uma API de maneira simples com Java
Criando uma aplicação Web o Spring Initializr
O Spring Boot é uma ferramenta que visa facilitar o processo de configuração e publicação de aplicações que utilizem o ecossistema Spring. ... Com configurações rápidas, você consegue, por exemplo, disponibilizar uma aplicação baseada no Spring MVC, utilizando o Hibernate + JPA e o Thymeleaf como template engine.
SPRING INITIALIZR fornece uma interface web bem simples para o usuário. Podendo gerar seu projeto a partir de uma estrutura de configurações pré-moldadas. São configurações de versões do java/spring boot, grupo/nome do projeto, série de lista de dependências e etc.
Começar um projeto com Spring Boot no STS é bem simples. No menu File, selecione New e depois Spring Starter Project. Caso você já tenha criado algum projeto Maven no Eclipse, então você deve conhecê-la bem.
More videos on YouTube
O Spring é um framework java open source criado pela Pivotal para facilitar o desenvolvimento de aplicações corporativas, baseado nos padrões de projeto de inversão de controle e injeção de dependência. ... Mesmo com todas as facilidades que o Spring Framework trouxe, surgiram novos problemas.
Spring MVC é uma estrutura baseada na Web para implementar a arquitetura MVC. Spring Boot é uma ferramenta orientada ao programador. O programador deve se concentrar na programação e a ferramenta deve se concentrar nas configurações.
O Spring é um framework Java criado com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de aplicações, explorando, para isso, os conceitos de Inversão de Controle e Injeção de Dependências.
@GetMapping é uma anotação composta que atua como um atalho para @RequestMapping(method = RequestMethod. GET) . Como você pode ver aqui : Especificamente, @GetMapping é uma anotação composta que atua como um atalho para @RequestMapping(method = RequestMethod.
O Spring Data JPA é um framework que nasceu para facilitar a criação dos nossos repositórios. ... O Spring Data tem por objetivo facilitar nosso trabalho com persistência de dados de uma forma geral. E além do Spring Data JPA, ele possui vários outros projetos: Spring Data Commons.
Bean Validation é uma especificação que permite validar objetos com facilidade em diferentes camadas da aplicação. A vantagem de usar Bean Validation é que as restrições ficam inseridas nas classes de modelo. ... As implementações podem adicionar restrições customizadas, além das fornecidas pela especificação.
@RequestMapping é a anotação utilizada tradicionalmente para implementar URL handler, ela suporta os métodos Post, Get, Put, Delete e Pacth.
O MVC funciona como um padrão de arquitetura de software que melhora a conexão entre as camadas de dados, lógica de negócio e interação com usuário. Através da sua divisão em três componentes, o processo de programação se torna algo mais simples e dinâmico.
Tecnicamente, vamos construir uma aplicação com o framework Spring MVC, o Spring Data JPA para fazer a persistência dos dados, o banco de dados H2 que já vem na instalação padrão do Spring Boot e o Thymeleaf para definir as visões. Este último é um template engine que substituiu o JSP.
Gradle é Groovy Ant e Maven são puro XML , e XML pode ser de primeiro encontro muito simples para escrever e ler, porém, com o tempo pode se tornar muito difícil para dar manutenção e fazer melhorias.