Ferva a água com o açúcar, deixe esfriar, coloque o sumo e as raspas de limão e as flores de sabugueiro. Deixe descansar por 24 h, coberto com um pano de linho ou uma fralda.
Para que serve e quais as propriedades Assim, o sabugueiro pode ser utilizado para ajudar no tratamento de gripe e resfriado, febre, tosse, rinite, sintomas alérgicos, feridas, abscessos, acúmulo de ácido úrico, problemas renais, hemorroidas, hematomas, frieiras e reumatismo.
Historicamente, as flores e folhas do sabugueiro têm sido usadas para alívio da dor, inchaço, inflamação e para estimular a produção de urina e induzir a transpiração.
A folha de algodão é dotada de propriedades diuréticas (que estimulam a eliminação de urina) e que favorecem a digestão. O algodoeiro tem propriedades antidisentéricas (contra a disenteria), antirreumáticas, bactericidas (combate as bactérias), emolientes e hemostáticas (anti-hemorrágicas).
Os principais benefícios dependem da espécie do boldo utilizada e incluem:
1. Chá de boldo. O boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso ou fígado inchado, pois possui propriedades que melhoram a secreção da bile, que é produzida pelo fígado, aliviando sintomas como enjoo, dor e desconforto abdominal.