Considera-se que a sociedade feudal era estamental por ser dividida em estamentos, ou seja: classes sociais fixas de difícil ou nenhuma mobilidade social. Era formada por: Nobreza: os donos de terras, senhores feudais e cavaleiros, que possuíam riquezas e controlavam a produção agrícola ou cuidavam da proteção.
Estratificação Social na Sociedade Moderna Atualmente, esses estratos são classificados basicamente de três maneiras, as quais indicam a posição de cada indivíduo conforme suas condições socioeconômicas (renda e bens materiais) e que determinam as desigualdades sociais: classe alta, classe média e classe baixa.
a sociedade capitalista é dividida basicamente em duas classes sociais. A burguesia, composta pelos capitalista, donos dos meios de produção ( fábricas, bancos, fazendas, etc.), O proletariado, constituido por aqueles que, nãos possuindo meios de produção têm de trabalhar para os que possuem, em troca de salario.
As castas são sistemas tradicionais, hereditários ou sociais de estratificação, ao abrigo da lei ou da prática comum, com base em classificações tais como a raça, a cultura, a ocupação profissional, etc. Varna, a designação sânscrita original para "casta", significa "cor".
O sistema de castas divide os hindus em quatro categorias principais: Brahmins, Kshatriyas, Vaishyas e Shudras. Muitos acreditam que os grupos se originaram de Brahma, o deus hindu da criação. ... Então, vieram os Kshatriyas ou os guerreiros e governantes, supostamente de seus braços.
Sendo que os grupos são:
A sociedade organizava-se em um sistema de quatro varnas (classes). O conceito de Varna (classe) e as regras de casamento eram rígidas, como é evidente nos versos védicos (RV 10.
A principal religião da Índia interfere diretamente na estruturação social, uma vez que o hinduísmo divide a sociedade em castas. A divisão da sociedade em castas é determinada a partir da hereditariedade. As castas se definem de acordo com a posição social que determinadas famílias hindus ocupam.
1)Nesse sistema, a estratificação da sociedade ocorre de acordo com o nascimento do indivíduo em determinada família. Esta crença está embasada no livro Veda, que seria a escritura sagrada para os hindus. Por isso, quem nasce em uma casta inferior está pagando pelos pecados da vida passada e deve aceitar seu karma.
Significado de védico Relativo aos Vedas. Língua védica, o sânscrito em que estão escritos os Vedas. Etimologia (origem da palavra védico). De Veda, s.m.
Em sua essência, o védico refere-se não apenas a um período e a uma cultura ancestral do subcontinente indiano, mas também ao sistema de pensamento e tradição criado a partir dos Vedas, conjunto de escritos muito antigos e sagrados que servem de base para crenças e vivências do Hinduísmo.
A religião do período védico (1300 - 300 a.C.) é a predecessora histórica das religiões dármicas. ... Sua liturgia reflete-se na parte Mantra dos Vedas. As práticas religiosas centravam-se ao redor de um sacerdócio védico responsável por sacrifícios rituais.
Os Vedas é o livro sagrado dos hindus. ... rigveda (vedas dos hinos), Yajurveda (veda do sacrifício), Samaveda (veda dos cantos rituais), Atarvaveda. Esse livro é tão importante para os hindus quanto a Bíblia para os cristãos. O livro sagrado hindu é formado por mantras.
Hinduísmo Védico
Vedas
Alcorão
GRANDES LIVROS SAGRADOS – A TORÁ, O ALCORÃO E A BÍBLIA A literatura religiosa, além de ser uma das mais antigas da história da humanidade, é até hoje um instrumento poderoso e influente em todo o mundo.
Os cinco livros clássicos do confucionismo são Yijing (Livro das Mudanças), Shijing (Livro das Canções), Liji (Livro dos Ritos), Shangshu (Livro da História) e Chunqiu (Crônica da Primavera e Outono). Acredita-se que a última obra foi escrita pelo próprio Confúcio, grande filósofo e pedagogo chinês.
A doutrina é baseada em cinco "obras básicas", chamadas de Codificação Espírita, publicada por Kardec entre 1857 e 1868. A codificação é composta por O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
Tripitaka
O Budismo é uma doutrina espiritual e filosófica criada pelo indiano Siddhartha Gautama, o Buda, que considera o poder da reencarnação humana, de animais e das plantas, e acredita que as escolhas para se chegar à libertação dos sofrimentos estão no autoconhecimento.
É dividido em três grandes tradições: theravada (também chamado de hinayana), mahayana e vajrayana (ou tantrayana). Essas tradições englobam as mais diversas escolas budistas como o zen, terra pura, kadampa e o budismo tibetano.
Buda (sânscrito-devanagari: बुद्ध, transliterado Buddha, que significa "Desperto", do radical Budh-, "despertar") é um título dado na filosofia budista àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal descoberta aos demais seres.