EQST

Como Calcular Gases Perfeitos?

Como calcular gases perfeitos?

(UFMT) Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 0,082 atm. L/mol.

Quais são as três leis dos gases?

As três leis dos gases são denominadas:

  • Lei de Boyle (transformação isotérmica)
  • Lei de Gay-Lussac (transformação isobárica)
  • Lei de Charles (transformação isométrica)

Para que serve a lei dos gases perfeitos?

A lei geral dos gases pode ser utilizada para explicar a mecânica de processos que são afetados pela pressão, temperatura e volume.

Quando usamos a lei geral dos gases?

Quando queremos comparar o estado inicial e final de um gás em uma transformação gasosa, usamos a Lei Geral dos Gases. Esteja atento aos casos particulares desta equação (isotérmica, isobárica e isovolumétrica), e não decore outras fórmulas, apenas simplifique a Lei Geral.

Quais são as variáveis de estado de um gás *?

Variáveis de estado Pressão, temperatura e volume são as grandezas físicas escalares que caracterizam um gás.

Quais as variáveis relacionadas na equação geral dos gases?

Um gás pode passar por três tipos de variáveis de estado: quanto ao seu volume, quanto à temperatura e quanto à pressão. Essas alterações são conhecidas como transformação isobárica, isovolumétrica e isotérmica. ... Essa é conhecida como a equação geral dos gases, que aborda as três variáveis de estado (P, V e T).

Qual a fórmula da transformação geral dos gases?

Através das três Transformações gasosas (isotérmica, isobárica, isovolumétrica) representadas respectivamente pelas equações: PV = K, V/T = K, P/T = K é que se chegou à Equação geral dos gases: ... Sendo assim, é possível conhecer o volume, a temperatura e pressão de um gás se nos basearmos nessa equação.

O que possibilita descrever a equação geral de um gás ideal?

Equação de Clapeyron, também conhecida como a lei geral dos gases ideais, é usada para descrever o estado termodinâmico dos gases ideais por meio das grandezas de pressão, volume e temperatura.

Como se calculam os trabalhos nas transformações gasosas?

O trabalho de um gás em uma transformação isobárica pode ser calculado pelo produto entre a força e a variação de volume desse gás após ser submetido a uma fonte de calor. A Termodinâmica é a área da Física que estuda as relações entre a energia térmica e a energia mecânica.