A água é uma substância cujas moléculas possuem geometria angular porque ela apresenta as seguintes características: Molécula triatômica (três átomos);
Geometria Piramidal Por exemplo, esse é exatamente o caso da geometria molecular da amônia (NH3). Ela faz 3 ligações N-H e tem um par de elétrons não ligante. Por isso, possui 4 nuvens eletrônicas, e a geometria é piramidal. Os ângulos de ligação entre os H são de 107°.
As moléculas em que o átomo central apresenta dois pares de elétrons desemparelhados e que possuem a geometria angular ficam com o ângulo de 109'28º. A água é uma exceção em razão, provavelmente, de o raio atômico do oxigênio ser pequeno, o que resulta em uma distância menor entre os hidrogênios.
Linear: formada por molécula diatômicas ou biatômicas (2 atómos) com ângulos de 180°, por exemplo, HCl, BeF2, CO2, C2H2, BeH2, XeF2. Angular: formada por três ou quatro nuvens na camada eletrônica, com ângulos menores que 120º, por exemplo, H2O, O3, SO2, SF2.
Para determinar se a molécula é polar, basta verificar se o número de nuvens existentes no átomo central é diferente do número de átomos iguais ligados a ele.
Na geometria piramidal há a sobra de elétrons no átomo central, fazendo com que haja a repulsão dos átomos ligantes. Na geometria Trigonal Plana não há sobra de elétrons, consequentemente não há repulsão dos átomos. Um exemplo de geometria Piramidal é a Amônia (NH3).
A geometria piramidal é uma forma particular de disposição de átomos em uma molécula tetratômica, a qual apresenta elétrons não ligantes no átomo central. Geometria piramidal é um caso particular de geometria molecular – os outros casos são a linear, tetraédrica, angular etc.
a) O ângulo 1 está localizado em um átomo que possui 3 domínios eletrônicos, os quais são todos ligantes, gerando uma geometria trigonal planar, isto é, com ângulos de 120° entre as ligações. Da mesma forma, o ângulo 3 está localizado em um átomo com essa configuração.
Os óxidos ácidos são aqueles óxidos que ao reagirem com a água produzem um ácido como produto. ... Esses compostos normalmente apresentam caráter covalente, isto é, são moleculares, sendo solúveis em água e formados em sua maioria por ametais, que são elementos com alta eletronegatividade.
Assim, quando um óxido básico reage com um óxido anfótero, este irá comportar-se como um óxido ácido, formando um ácido inorgânico na presença de água. A reação entre o ânion do ácido inorgânico e o cátion do óxido básico formará um sal como produto.
Óxidos Ácidos (Anidridos) Formados por ametais, os óxidos ácidos possuem caráter covalente, sendo que na presença de água esses compostos produzem ácidos e, por outro lado, na presença de bases formam sal e água. Exemplos: CO2 (dióxido de carbono ou gás carbônico) SO2 (dióxido de enxofre)
Sempre que um óxido ácido é colocado para reagir com um óxido básico, ocorre a formação de apenas um sal (Y), que é formado pela interação entre o metal do óxido básico, que é o cátion do sal, e um ânion, resultante da interação entre o óxido e a água. Esse ácido apresenta o ânion carbonato (CO3-2).
Resposta. As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal.
Reações dos óxidos básicos com ácidos Sempre que um óxido básico reage com um ácido inorgânico (ou orgânico), ocorre a formação de um sal e de água. O sal é formado pelo cátion (referente ao metal) do óxido e pelo ânion do ácido, e a água é formada pela interação entre o hidrogênio do ácido e o oxigênio do óxido.
A Hidrolise salina ocorre quando a reação entre um sal e água, produzindo o ácido e a base correspondente. A hidrolise do sal é a reação inversa da neutralização. Um sal formado por base forte e ácido fraco hidrolisa ao se dissolver em água, produzindo uma solução básica.
Por exemplo, temos o óxido de sódio (Na2O), que é um óxido básico. Veja a seguir que, ao reagir com a água, ele forma a base hidróxido de sódio: Se esse mesmo óxido reagir com um ácido, como o ácido sulfúrico (H2SO4), será produzido um sal (sulfato de sódio) e a água.
Nada deu certo = sal. Uma substância é um óxido quando o segundo elemento é exclusivamente o oxigênio e não apenas por conter oxigênio....Veja nos exemplos: