Pela definição de função afim, temos que ela é determinada pela seguinte expressão f(x)=ax+b, ou seja, para determinar tal função, basta encontrarmos os coeficientes a, b. Veremos que para descobrir estes coeficientes precisamos apenas de dois pontos e o valor da função nesses pontos.
- Quando representamos duas funções uma do primeiro grau e outra do segundo grau, com as seguintes características como segue: Função do 1º grau→ variável: x. Coeficiente numérico da variável x: 1. ... Função do 2º grau→ variável: x.
No caso, você quer descobrir a lei de formação dessa função. Primeiro, separe os pares ordenados visíveis: (-1,6) e (2,-4). Depois, sabendo que a função é representada por uma reta, podemos concluir que ela é uma função do 1º grau. Toda função do 1º grau admite forma y= ax + b.
Função afim, ou função de 1º grau, é toda função do tipo f(x) = ax + b, com a e b reais. ... A função linear é toda função do tipo f(x) = ax. Seu gráfico é sempre uma reta que passa pela origem. Função constante é toda função de 1º grau na qual a é igual a zero.
A função identidade, também nomeada de função inclusão, é uma das categorias da função afim (f(x) = ax + b). Os valores do seu domínio são os mesmos da imagem do contradomínio. Por isso, a função identidade é também bijetora, isto é, para qualquer valor que seja x o resultado da sua função será ele mesmo (f(x) = x).
A Função Linear é uma função f : ℝ→ℝ definida como f(x) = a.x, sendo a um número real e diferente de zero. Esta função é um caso particular da função afim f(x) = a.x + b, quando b = 0. Quando seu valor for igual a 1, a função linear será também chamada de função identidade. ...