Mais participação: a tecnologia ajuda os alunos a concentrar-se na tarefa e aumenta a frequência escolar. Acesso à informação: os alunos têm acesso a recursos na mesma hora. Conexões: acesso ao mundo real. Os dispositivos e aplicativos tecnológicos aumentam a aprendizagem prática.
É interessante dizer que o papel do professor diante das novas tecnologias é mais do que ensinar, é possibilitar aos alunos acesso aos recursos tecnológicos, acompanhando-os, monitorando e viabilizando a discussão, a troca de ideias e experiências para aquisição do conhecimento.
Uso de ferramentas inadequadas A escolha em relação a com quais ferramentas trabalhar não pode acontecer de forma aleatória e sem uma boa pesquisa que leve em consideração as pretensões do professor, as condições de trabalho da escola e as verdadeiras necessidades dos alunos.
A incorporação das TICs deve ajudar gestores, professores, alunos, pais e funcionários a transformar a escola em um lugar democrático e promotor de ações educativas que transida os limites da sala de aula, instigando o educando a ver o mundo muito além dos muros da escola, respeitando constantemente os pensamentos e ...
em que a tecnologia serve como mediador do processo ensino-aprendizagem. Através das (TICs), se faz necessária uma constante atualização, para o domínio de novas habilidades e entendimentos, que possam ser alcançados e disseminados, despertando a sociedade ao interesse e a mobilização sobre as novas tecnologias.
A utilização das TIC no contexto escolar, como ferramentas de apoio a aprendizagem, precisa estar vinculada às atividades tanto administrativas como pedagógicas, incentivando os alunos irem além do acesso a informação e uso técnico.
Contemporaneidade. Padronização do processo educativo. Equidade....Além desses:
10 DESVANTAGENS DA INTERNET NA EDUCAÇÃO
O Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.
Assinale todas as alternativas que achar pertinente.
O Educação Conectada tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. A iniciativa atende o Plano Nacional de Educação (PNE), que determinou a inserção da tecnologia nas salas de aula.
A Plataforma Integrada MEC de Recursos Educacionais Digitais consiste em um espaço dinâmico, com ferramentas de buscas eficientes e de fácil manipulação para os profissionais da educação, combinando um modelo de ambiente de conteúdos digitais com um modelo de rede social.
Plataformas de ensino são ambientes virtuais de aprendizagem. Eles foram criados para oferecer aos alunos e tutores EAD um ambiente educacional semelhante ao das salas de aula. As plataformas de ensino funcionam com base em um LMS, ou Learning Management System.
O que são recursos educacionais digitais? O conceito refere-se aos arquivos ou mídias digitais que estão disponíveis para domínio público ou possuem uma licença para uso, com a finalidade de proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado e pesquisa mais enriquecedora.
Um “repositório” é um site que contém recursos digitais úteis para a aprendizagem formal ou não formal, com mídias como textos, imagens estáticas (mapas, gráficos, desenhos ou fotografias) ou animadas (vídeos e filmes), arquivos de som e objetos de aprendizagem.
Repositórios de Objetos de Aprendizagem são como depósitos virtuais onde ficam armazenados os materiais com fins educacionais. Também podem ser entendidos como banco de dados por meio dos quais é possível localizar e obter recursos educacionais para diferentes níveis de ensino e disciplinas.
Um “repositório” é um site na web que contém recursos digitais úteis para a aprendizagem formal ou não-formal, com mídias como textos, imagens estáticas (mapas, gráficos, desenhos, ou fotografias) ou animadas (vídeos, filmes), arquivos de som, e objetos de aprendizagem.
Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros.
Todo e qualquer conteúdo que seja utilizado para fins educacionais podem ser REA. São livros, planos de aula, softwares, jogos, resenhas, trabalhos escolares, vídeos, áudios, imagens e outros recursos compreendidos como bens educacionais essenciais ao usufruto do direito de acesso à educação e à cultura.
Caderno REA. Definimos REA como: ... Recursos Educacionais Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.” 1.
"Os REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia que estão sob domínio público ou são licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam acessados, utilizados, adaptados e redistribuídos por terceiros.