A molécula de água é considerada um dipolo A elétrico porque a ligação entre os átomos de hidrogênio e oxigênio forma polos negativos e positivos. Isso acontece porque a ligação entre os dois elementos (H e O) é polar, devido a grande diferença de eletronegatividade entre os seus átomos.
Dipolo de uma molécula é um dipolo elétrico com um campo eléctrico inerente decorrente de uma diferença de eletronegatividade. É necessário levar em consideração a geometria molecular para a soma vetorial. ... Moléculas com polos identificáveis possuem o momento dipolo não nulo e, por isso, são moléculas polares.
Quando uma molécula polar é colocada num campo elétrico externo uniforme, não há força resultante, mas aparece um torque que tende a girar a molécula de modo que o dipólo se alinhe com o campo. dipólo é nula, e o centro de massa do dipólo não se move.
Simplificadamente, o vetor momento de dipolo elétrico (µ) pode ser representado por: µ=Q d, sendo µ dado, p.e., em Debye (D), Q a carga, p.e., em Coulomb e d a distância, p.e., em Å (10−8 cm). Quando a molécula apresentar valor de µ = 0, será considerada apolar e para valor de µ ≠ 0 será designada de polar.
Pode-se afirmar que a diferença entre potencial elétrico e campo elétrico reside no fato de que o potencial elétrico está relacionado a um corpo energizado que realiza trabalho, ao passo que o campo elétrico é uma região criada pela existência da vizinhança de um corpo elétrico.
Uma linha de força é uma linha imaginária desenhada de modo que sua tangente em qualquer ponto aponte no sentido do vetor do campo elétrico naquele ponto. A proximidade entre elas está relacionada com a intensidade do campo elétrico naquela região do espaço.
Os vetores (F) e (E) têm direção e sentido iguais quando a carga de prova é positiva (q>0), apresentando, dessa maneira um campo elétrico uniforme. ... Quando a carga geradora do campo é negativa o vetor campo elétrico (E) apresenta sentido de aproximação.
O vetor campo elétrico apresenta as seguintes características: ... - direção: é a mesma da força elétrica . - sentido: é o mesmo da força elétrica se q > 0 e sentido contrário se q < 0. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade do campo elétrico é N/C (newton/coulomb).
O campo elétrico de uma carga pontual e no vácuo pode ser calculado por meio da seguinte equação:
Se um corpo está com carga elétrica neutra, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Onde Q é o módulo da carga elétrica, n é a quantidade de elétrons,e e é a carga elétrica elementar, e = 1,6 . 10-19C....Exercícios e questões de vestibulares.
O módulo do vetor campo elétrico produzido por uma carga elétrica puntiforme em um ponto P é igual a E. Triplicando-se a distância entre a carga e o ponto P, por meio do afastamento da carga, o módulo do vetor campo elétrico nesse ponto muda para: a) E/3.
Tirando a raiz quadrada encontramos: Pronto o módulo do campo elétrico é igual a 150V/m!
O ponto distante 4,8 metros da carga 1 e 19,2 metros da carga 2 terá campo elétrico nulo. O campo elétrico no espaço será nulo quando o campo elétrico da carga 1 for igual ao campo elétrico da carga 2, visto que ambas são cargas positivas.