Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.
Os cefalópodes apresentam um corpo com simetria bilateral. Na cabeça encontram-se olhos bem desenvolvidos, a boca redonda, com um bico quitinoso e a rádula, rodeada por braços e tentáculos, que são uma modificação do pé dos moluscos. ... A concha está ausente nos polvos, é interna nos chocos e lulas e é externa no náutilo.
Que tem pés na cabeça. Molusco que tem tentáculos que lhe saem do corpo em forma de saco, como o polvo e a lula.
Seus pés são modificados em tentáculos. A concha do cefalópodes podem ser internas, externas ou podem não apresentar conchas. Esses animais só se reproduzem uma vez na vida e morrem logo após a reprodução. São representados por lulas, polvos, nautilus e argonautas.
Resposta. Os cefalópodes são moluscos como o polvo, a lula, a siba e o náutilo. Tem esse nome porque tem tentáculos presos a cabeça.
Todos os animais do filo mollusca possuem corpo mole, eles também possuem simetria bilateral, ou seja, lado direito e esquerdo são iguais, ou pelo menos muito parecidos. Podem ser providos ou não de uma concha calcária com uma ou mais peças. Há representantes marinhos, dulcícolas e terrestres.
Mollusca vem do latim Mollis, que significa "mole". Todos os moluscos possuem corpo mole, recoberto ou não por uma concha calcária. O filo dos moluscos apresenta um grande número de espécies, ficando atrás apenas dos artrópodes. Eles podem ser encontrados em ambientes marinhos, de água doce ou terrestres.
platelmintos: Os platelmintos são seres triblásticos, acelomados, ou seja, não possuem celoma, cavidade interna. moluscos: Os moluscos, são triblásticos, celomados, ou seja, possuem a cavidade celoma. ... platelmintos: O sistema digestivo dos platelmintos é um sistema digestivo extra ou intracelular, incompleto.
Eles pertencem ao grupo dos moluscos. Existem cerca de 8 mil espécies de animais bivalves. Estão nesse grupo as vieiras, as amêijoas, os mexilhões, as ostras, os vôngoles e vários outros tipos de mariscos. A maior parte deles vive nos oceanos, mas algumas poucas espécies vivem em água doce.
Intestino e ânus O que resta da presa, pedaços de conchas e ossos, passam no intestino antes de chegar ao ânus. No ânus, em seguida, a presa sairá do polvo através de uma prega no manto, o revestimento externo do corpo, por meio de um sifão, perto da cabeça.
A maioria dos polvos é capaz de liberar uma densa nuvem de tinta, que os ajuda a escapar de predadores. A principal substância da tinta é composta por melanina que também dá a coloração dos cabelos e pele dos seres humanos.
O que é a tinta de lula? Como o nome bem diz, trata-se da tinta produzida pela lula, que possui um corpo macio e uma casca interna rígida. É um ingrediente totalmente natural, que pode ser retirado do interior do próprio pescado fresco ou comprado já extraído.
Benefícios polvo Tenha em mente que, assim como outros frutos do mar, o polvo é um animal rico em ômega 3. Trata-se de uma “gordura do bem” que possui uma potente ação anti-inflamatória, sendo capaz também de auxiliar no controle dos níveis de colesterol e glicemia.
A tinta NANQUIM é um material muito usado para a escrita, o desenho e a pintura. ... Criada na China, o nanquim ganhou fama a partir de seu uso no Japão. As tintas artesanais e as industriais possuem componentes básicos como os pigmentos (corantes que dão cor às tintas) e os aglutinantes que dão liga aos pigmentos.
Como o nanquim funciona na prática: Basta misturar um pouco de tinta com um pouco de água em um potinho ou em um godê, variando as proporções para atingir a tonalidade desejada. A mistura pode ser feita molhando o pincel no nanquim e “lavando-o” na água. Só uma gotinha de nanquim já basta para deixar a água bem preta!
O nanquim é uma das tintas mais populares do planeta. Surgida na China há mais de 4500 anos, a tinta apresenta uma cor negra intensa, extremamente fluida e de rápida absorção por seu suporte mais comum, o papel. O nanquim, na forma tradicional, é feito por basicamente fuligem de carvão ou negro de fumo e goma-laca.