crossorigin="anonymous">
A liberdade e a responsabilidade estão fortemente ligadas, na medida em que só somos realmente livres se formos responsáveis e só podemos ser responsáveis se formos livres. A responsabilidade implica constantemente na escolha e decisão racional, o que vai de encontro à própria definição de liberdade.
Filosoficamente pode se referir à liberdade moral, a capacidade humana para escolher ou decidir racionalmente as causas e consequências dos nossos atos. ... A responsabilidade implica constantemente escolha e decisão racional, o que vai de encontro à própria definição de liberdade.
A responsabilidade é o ónus intrínseco da autonomia e da liberdade. O homem começa por responder pela assunção originária da autonomia e continua a responder pelo exercício derivado da liberdade.
Resposta. Resposta: uma liberdade sem responsabilidade gera seres humanos impulsivos e intolerante que com suas atitudes fazem mal a se mesmo e a outras pessoas, já a responsabilidade sem liberdade nos leva a revindicar por nossos direitos em sociedade.
Quem usa mal a liberdade pode até perdê-la, tornando-se escravo de seus instintos, dos vícios, das coisas e dos outros. Portanto, podemos praticar o mal porque somos livres. Mas não devemos fazê-lo, porque ele nos prejudica, além de, em geral, prejudicar os outros. Saber usar a liberdade significa ser responsável.
Em um sentido comum, responsabilidade diz respeito à condição ou qualidade de alguém em ser responsável. É pressuposto que esse ser responsável tenha capacidade de consciência quanto aos atos que pratica voluntariamente, ou seja, que consiga saber antes de agir as consequências de sua vontade.