Foi fundado em 1959 como um grupo de promoção da cultura basca. No final da década de 1960 evoluiu para uma organização paramilitar separatista, lutando pela independência da região histórica do País Basco, cujo antigo território atualmente se distribui entre a Espanha e França.
O ETA (Pátria Basca e Liberdade) foi criado em 1959 com o objetivo de tornar a região basca (norte da Espanha e sudoeste da França) um Estado independente. O governo espanhol fez uma dura campanha para desmantelar a organização, mas o movimento resistiu. ...
A ETA – Estação de Tratamento de Água faz o tratamento da água proveniente de fontes naturais visando o consumo humano. A ETE – Estação de Tratamento de Efluentes faz o tratamento dos efluentes domésticos ou industriais para o lançamento dos mesmos ao meio ambiente.
As organizações ETA e IRA (Exército Republicano Irlandês) foram os mais ativos grupos terroristas na Europa nas décadas de 60 e 70. Ambos compartilhavam a mesma visão de que era preciso usar a violência a fim de conquistar seus objetivos políticos.
31 de julho de 1959, Bilbau, Espanha
IRA e ETA são dois grupos terroristas europeus que reivindicam o domínio de diferentes territórios do continente. ... A divisão territorial da Irlanda e a desigualdade religiosa foram causas de inúmeros conflitos na região.
Compreende as comunidades autônomas do País Basco e Navarra, na Espanha, e o Iparralde, na França. Mesmo que não sejam necessariamente sinônimos, o conceito de um espaço cultural basco único, que abrange diversas regiões e países, tem sido estreitamente associada desde o seu início com a política do nacionalismo basco.
O País Basco, como pode ser chamado, é composto por sete regiões tradicionais: Álava, Biscaia, Guipúscoa e Navarra que compõem o território de Hegoalde na Espanha, e Baixa Navarra, Lapurdi e Sola que compõem o território de Iparralde na região francesa.
Euskadi significa País Basco (País Vasco, em espanhol) e corresponde à comunidade autónoma de Espanha que se localiza no Norte do país. Situa-se junto ao mar Cantábrico e faz fronteira com as comunidades de Cantábria, Castela e Leão, Rioja, Foral de Navarra e com a França.
Vitória
A busca incessante pela independência de seu território promoveu o surgimento de um movimento nacionalista chamado de ETA (Euskadi ta Askatsuna ou Pátria Basca e Liberdade). ... Os atentados têm como objetivo pressionar o governo Espanhol e Francês a ceder o território para a instauração da nação basca.
Língua basca
Resposta: As principais cidades da comunidade autónoma do País Basco são Bilbau , San Sebastián e Vitoria.
Ambos são casos em que a busca por uma independência política bem como por uma emancipação e reconhecimento territorial estão presentes. Isto é, em ambos temos povos que não são reconhecidos, que não tÊm autonomia e passam por um processo de busca de tal reconhecimento, tão importante em diversos aspectos.
Resposta. Os Bacos têm uma constante luta pela busca de uma identificação do território nacional por demais regiões do planeta, isto é, uma autoafirmação de território nacional.
Resposta. Resposta: Os catalães localizam-se na região nordeste da Espanha, constituindo uma nação relativamente coesa sobre o território espanhol, com uma língua própria (o catalão) e sua própria matriz cultural.
Euskara
O povo basco busca conquistar seu próprio território para colocar em prática sua cultura e costumes. O Povo Basco vive entre a Espanha e a França, sendo respectivamente localizados no nordeste e sudoeste, habitando a região há, pelo menos, 40 anos.
Quando olhamos para os 28 membros da União Europeia, encontramos 24 línguas oficiais. São elas: alemão, búlgaro, checo, croata, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estoniano, finlandês, francês, grego, húngaro, inglês, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, holandês, polaco, português, romeno e sueco.
10 idiomas mais falados no mundo, em total de falantes*
Resposta. Resposta: As três línguas mais usadas na Europa são: russo, alemão e francês, respectivamente. Alemão: alemão fica em segundo lugar com 95 milhões de usuários da língua.
Alemão
Afinal, o país possui quatro idiomas oficiais. Nem um, nem dois - quatro! Os quatro idiomas oficiais são alemão, francês, italiano e romanche. Cada um deles é falado em diferentes regiões.
inglês
Há quatro idiomas oficiais no país: alemão, francês, italiano e romanche, língua nativa com status limitado, semelhante ao latim, e falada hoje apenas por um punhado de suíços. Um quinto idioma, o inglês, é cada vez mais usado para atenuar as divisões.
O alemão é falado por 63% da população, o francês 23% e o italiano, 8%. O romanche (ou reto-romano) é falado por menos de um por cento da população total. O inglês, embora não seja uma língua oficial, é usado frequentemente como denominador comum unindo as disparidades linguísticas do país.