Mudanças dos estados físicos da água Nesse caso específico, a água pode se transformar de três formas: ebulição, evaporação e calefação. Para que a ebulição aconteça, a água precisa alcançar a temperatura de 100ºC (nível do mar). ... A evaporação é outro tipo de vaporização que acontece de forma mais lenta e gradual.
O que caracteriza e define um estado físico da matéria são as forças atuantes em seu interior; coesão, a qual tende a aproximar as partículas, e repulsão, a qual tende a afastá-las. ... A matéria pode apresentar-se em qualquer estado físico, dependendo dos fatores pressão e temperatura.
Ao ser aquecida pelo Sol, ocorre a evaporação, ou seja, a água passa do estado líquido para o estado gasoso (vapor) e sobe para as nuvens. ... Sob determinadas condições, no interior das nuvens, a água também pode solidificar-se, passando para o estado sólido(gelo). Isso acontece quando chove granizo ou neva.
A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
Os seres vivos possuem papel determinante no ciclo da água. Além disso, as raízes das plantas absorvem água, e os animais obtêm essa substância bebendo-a ou retirando-a dos alimentos. Os animais perdem água por meio de processos como a eliminação de urina e fezes, respiração e transpiração.
A vegetação tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba voltando à atmosfera pela transpiração ou pela simples e direta evaporação (evapotranspiração). ... Quando diminui a infiltração, necessariamente aumenta o escoamento superficial das águas das chuvas.