Orogénese ou orogênese (do grego: Oros, montanha; e genesis, formação), ou ainda orogenia, é o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas produzido principalmente pelo diastrofismo (dobramentos, falhas ou a combinação dos dois), ou seja, pela deformação ...
Epirogênese é uma expressão criada por Gilbert, em 1890, a denominação teve como objetivo principal designar o fenômeno geológico que resulta em movimentos tectônicos no sentido vertical. Caso esse movimento seja para cima, recebe o nome de soerguimento e para baixo, subsidência.
Movimento Convergente: Os movimentos convergentes acontecem quando as placas tectônicas se chocam. ... Movimento divergente: acontece quando duas placas se movem em sentidos opostos, oque acontece principalmente ao longo de cadeias meso-oceânicas.
Principalmente terremoto e vulcanismo. Esses movimentos são realizadas por placas tectônicas, e ocorrem em diversos locais do mundo, podemos sinalizar as principais consequências de cada um deles: ... Divergente: Presença de vulcões ativos e terremotos, além do surgimento de depressões.
As consequências quando duas placas tectônicas se chocam são os terremotos, vai transformando aos poucos o manto, podem causar erupção vulcânica, abalos sísmicos, formação de montanhas, fossas submarinas e redução do oceano.
As consequências de um terremoto são: Vibração do solo, abertura de falhas, deslizamento de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra.
Resposta. Resposta: |. Limite convergente, ||.
Olá! a) A relação existente entre a ocorrência de vulcões e as placas tectônicas é que os vulcões se formam devido ao movimento das placas tectônicas, tal movimento pode se romper e fazer o magma ser expelido, o que resulta na erupção dos vulcões.
Ambas formam um relevo. No vulcanismo, onde o vulcão expele o magma ocorrem mudanças de relevo e no Tectonismo, quando duas placas tectônicas se encontram ocasiona um movimento chamado de desdobramento que também ocasiona o relevo.